Internacionalização do campo do currículo e transferência educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e50753

Palavras-chave:

internacionalização do campo do currículo, currículo centrado em disciplinas, cosmopolitismo, transferência educacional

Resumo

Este artigo aborda o processo atual de internacionalização do campo do currículo e apresenta uma argumentação em favor de um currículo centrado em disciplinas organizado com base no que é estabelecido pelo cosmopolitismo. Nessa defesa, entende-se que esses dois elementos são indispensáveis para a construção de um novo paradigma no campo da internacionalização do currículo. O texto discorre a respeito do cosmopolitismo para assegurar que, na categoria transferência educacional, o conhecimento escolar, no sentido de uma organização curricular, estará bem delineado se tiver uma seleção e uma estruturação com foco no ideal cosmopolita. Nessa perspectiva, analisa-se o caráter instrumental hegemônico do campo curricular, a influência das organizações internacionais nas políticas educacionais e defende-se a redução da assimetria de poder nos intercâmbios internacionais na área da Educação.

Biografia do Autor

Herman Wagner de Freitas Regis, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Graduado em Letras (UFC). Mestre em Educação (UCP). Doutor em Ciência da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Técnico em Educação da Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Ensino Médio (COGEM) – SEDUC-CE.

Karl Heinz Efken, Universidade Católica de Pernambuco

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor e pesquisador do Curso de Filosofia e do Programa de Pós-graduação, mestrado e  doutorado, em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco.

Referências

AKKARI, Abdeljalil. Internacionalização das políticas educacionais. Petrópolis: Vozes: 2011.

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

BEECH, Jason. Global panaceas, local realities: International agencies and the future of education. Frankfurt am Main: Peter Lang, 2011.

BECK, Ulrich. Cosmopolitan vision. Cambridge: Polity Press, 2012.

CANCLINI, Néstor García. Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 4. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001.

CANCLINI, Néstor Garcia. G. Culturas híbridas. 4. ed. Rio de Janeiro: EDUSP, 2003.

DELANTY, Gerard. The cosmopolitan imagination: the renewal of critical social theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Currículo, diferença cultural e diálogo. Educ. Soc., v. 23, n.79, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/xdrtMKTjRk7KmNTr9VwJK3q/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 nov. 2024.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Estudos de currículo: avanços e desafios no processo de internacionalização. Cadernos de Pesquisa, v. 39, n.137, p. 367-381, maio/ago. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/yhWYL74X5KB5HccYnLbN3yf/abstract/?lang=pt. Acesso em: 17 nov. 2024.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Currículo, internacionalização e cosmopolitismo. Universidade Católica de Petrópolis, 2014. (trabalho mimeografado).

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. A internacionalização do campo do currículo. Revista Contemporânea de Educação, v. 7, n. 13, janeiro/julho, 2012. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1666. Acesso em: 17 nov. 2024.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. A internacionalização do campo do currículo: efeitos no Brasil. Universidade Católica de Petrópolis, 2015. (trabalho mimeografado).

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; MACEDO, Elisabeth Fernandes de. Faz sentido ainda o conceito de transferência educacional? In: MOREIRA, Antonio F. B. (org.). Currículo: Políticas e práticas. Campinas: Papirus, 2006. p. 11-28.

PINAR, William Frederick. What is curriculum theory? Mahwah, New Jersey & London: Lawrence Erlbaum Associates, 2004.

PINAR, William Frederick. The synoptic text today and other essays: curriculum development after Reconceptualization. New York: Peter Lang, 2006.

PINAR, William Frederick. The worldliness of a cosmopolitan education. New York: Routledge, 2009.

POPKEWITZ, Thomas. História do Currículo, Regulação Social e Poder. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 173-210.

RAGATT, Peter. One person's periphery. Compare, v. 13, n. 1, p. 1-5, 1983.

RIZVI, Fazal. Virtudes epistêmicas e aprendizagem cosmopolita. Revista Teias, v.11, n.22, p.165-186, maio/agosto, 2010. Disponível em: file:///C:/Users/gl4cl/Downloads/tatcouto,+10.+Fazal_Rizvi_641-2040-1-RV%20(4).pdf. Acesso em: 17 nov. 2024.

SOUSA, Mria Lília Imbiriba; SOARES, Lucas de Vasconcelos. Avaliação educacional ou política de resultados? Educ. Form., Fortaleza, v. 5, n. 3, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2951. Acesso em: 17 nov. 2024.

YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/GshnGtmcY9NPBfsPR5HbfjG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 nov. 2024.

YOUNG, Michael. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educação, v.16, n. 48, p.609-623, set.-dez., 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/WRv76FZpdGXpkVYMNm5Bych/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 nov. 2024.

Downloads

Publicado

2024-11-19

Edição

Seção

Artigos