ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA E EDUCAÇÃO INTEGRAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p2095-2111

Palavras-chave:

Educação Integral, Justiça social, Escola pública, Direito à educação.

Resumo

A escola pública brasileira, nos séculos XX e XXI, foi palco de algumas experiências pedagógicas democráticas exitosas pautadas na ideia de Educação Integral, que ocorreram de modo intermitente na história do Brasil. Essas experiências são preciosidades a serem entendidas e atualizadas pelos estudiosos da educação e amigos da democracia. São sementes para a renovação da longa luta pelo direito à educação escolar de qualidade social no Brasil. Este artigo-entrevista visa colocar às vistas de leitores interessados no assunto o testemunho de uma das mais recentes ações nessa direção por meio da palavra da Professora Jaqueline Moll, uma das grandes referências atuais em Educação Integral no Brasil, que foi responsável pela implementação do Programa Mais Educação (2007-2016), uma experiência que o Golpe político-jurídico-midiático que ocorreu em 2016 tentou abortar. No diálogo dos entrevistadores com a entrevistada, debate-se a potência de iniciativas contra-hegemônicas e a possibilidade de promoção de uma escola pública onde caibam todos/as e em que a dignidade humana seja a primeira pauta. Atualiza-se o conceito de Educação Integral e enfatiza-se a necessidade da criação de políticas públicas de caráter inclusivo que considerem a intersetorialidade e deem ouvidos aos saberes comunitários/populares, assim como a importância de manter o “sonho possível” e a luta por um mundo melhor, mesmo em momentos de obscurantismo e crises humanitárias

Biografia do Autor

Jaqueline Moll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UFRGS. 

Branca Jurema Ponce, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da PUC-SP. Vice-reitora da PUC-SP (2001-2004). Pesquisadora Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PQ/CNPq).

Antonio Carlos Caruso Ronca, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Professor Titular da PUC-SP. Atua no Programa de Estudos de Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação. Reitor da PUC-SP (1993-2004). Conselheiro (2004-2012) e Presidente (2010-2012) do Conselho Nacional de Educação

José Nildo Oliveira Soares, Secretaria de Educação de São Paulo

Doutor em Educação-Currículo pela PUC-SP. Professor no Ensino Superior e da Rede Estadual de São Paulo

Referências

MOLL, Jaqueline (Org.). Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.

MOLL, Jaqueline. “A escola tem que baixar seus muros para não ser um simulacro da vida real”. [Entrevista cedida ao periódico La Capital]. Tradução de Julia Dietrich. Centro de Referencias em Educação Integral, 24 set. 2013. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/a-escola-tem-que-baixar-seus-muros-para-nao-ser-um-simulacro-da-vida-real/. Acesso em: 10 out. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-16

Edição

Seção

Entrevistas