O diálogo no currículo de ciências do município de SP em diferentes gestões
uma análise comparada à luz de Freire
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1769-1790Palavras-chave:
Currículo crítico em Ciências da Natureza, Currículo de São Paulo, Diálogo, Pedagogia freireanaResumo
Diante da influência de Freire nas diversas políticas curriculares, sua pedagogia se disseminou, sendo mencionada como fundamento em diferentes perspectivas curriculares. Esta pesquisa buscou compreender se a concepção de diálogo presente no currículo de Ciências proposto pela SME–SP (2019), relaciona-se com a concepção adotada na gestão de Freire na SME–SP (1989–1992). Com uma abordagem qualitativa, que contou com as contribuições pedagógicas e epistemológicas de Freire, realizou-se uma pesquisa documental comparativa dos currículos de Ciências de São Paulo de 2019 e de 1992, para compreender quais foram as permanências e as modificações ocorridas sob a perspectiva freireana da categoria, no contexto curricular de Ciências. Concluiu-se que a categoria diálogo abordada no currículo de Ciências de 2019 relaciona-se a uma concepção não crítica, distando-se de uma concepção de currículo freireano.Referências
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