O diálogo no currículo de ciências do município de SP em diferentes gestões

uma análise comparada à luz de Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1769-1790

Palavras-chave:

Currículo crítico em Ciências da Natureza, Currículo de São Paulo, Diálogo, Pedagogia freireana

Resumo

Diante da influência de Freire nas diversas políticas curriculares, sua pedagogia se disseminou, sendo mencionada como fundamento em diferentes perspectivas curriculares. Esta pesquisa buscou compreender se a concepção de diálogo presente no currículo de Ciências proposto pela SME–SP (2019), relaciona-se com a concepção adotada na gestão de Freire na SME–SP (1989–1992). Com uma abordagem qualitativa, que contou com as contribuições pedagógicas e epistemológicas de Freire, realizou-se uma pesquisa documental comparativa dos currículos de Ciências de São Paulo de 2019 e de 1992, para compreender quais foram as permanências e as modificações ocorridas sob a perspectiva freireana da categoria, no contexto curricular de Ciências. Concluiu-se que a categoria diálogo abordada no currículo de Ciências de 2019 relaciona-se a uma concepção não crítica, distando-se de uma concepção de currículo freireano.

Biografia do Autor

Elis Laura Pinto Rieger Hippler, Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba.

Elis Laura Pinto Rieger Hippler, é mestre em Educação e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba (UFSCar). Participa no Grupo de Pesquisa em Teorias e Fundamento da Educação (GPTeFE). Possui experiência na área da Educação, com ênfase no Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de currículo e metodologia para o Ensino de Ciências.

Antonio Fernando Gouvêa da Silva, Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba.

Antonio Fernando Gouvêa da Silva, é doutor em Educação, professor e pesquisador da Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba (UFSCar). Pesquisador e coordenador do Grupo de Integração entre Pesquisa e Ensino de Ciências (GIPEC). Desenvolve pesquisa sobre o legado de Paulo Freire junto à Cátedra Paulo Freire da PUC/SP. Atua na linha de pesquisa sobre metodologias para o Ensino de Ciências, epistemologias pedagógicas e em políticas de currículo. 

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Publicado

2021-12-18

Edição

Seção

Artigos