Educação Física na Educação Infantil na rede pública de ensino da Grande Vitória/ES
análise das propostas curriculares
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e51117Palavras-chave:
educação infantil, propostas curriculares, educação física, redes municipais de ensinoResumo
Este estudo mapeia e analisa as propostas curriculares para a educação infantil em quatro municípios da Grande Vitória/ES. Tem como objetivo compreender os modos pelos quais a Educação Física é interpretada e afirmada nesses documentos. Metodologicamente, a investigação foi guiada pela análise documental. Como resultados, identifica que, além de compartilharem concepções de infância e de educação infantil dos referenciais curriculares de âmbito nacional, os documentos das redes municipais pesquisadas elaboram sínteses e tematizações singulares acerca da Educação Física como componente curricular. Apesar de representarem um avanço no debate sobre o papel da Educação Física na educação infantil, quando comparados com os documentos curriculares nacionais, não há um consenso sobre a forma como isso deve acontecer nas propostas analisadas.
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