Educação Física na Educação Infantil na rede pública de ensino da Grande Vitória/ES

análise das propostas curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e51117

Palavras-chave:

educação infantil, propostas curriculares, educação física, redes municipais de ensino

Resumo

Este estudo mapeia e analisa as propostas curriculares para a educação infantil em quatro municípios da Grande Vitória/ES. Tem como objetivo compreender os modos pelos quais a Educação Física é interpretada e afirmada nesses documentos. Metodologicamente, a investigação foi guiada pela análise documental. Como resultados, identifica que, além de compartilharem concepções de infância e de educação infantil dos referenciais curriculares de âmbito nacional, os documentos das redes municipais pesquisadas elaboram sínteses e tematizações singulares acerca da Educação Física como componente curricular. Apesar de representarem um avanço no debate sobre o papel da Educação Física na educação infantil, quando comparados com os documentos curriculares nacionais, não há um consenso sobre a forma como isso deve acontecer nas propostas analisadas.

Biografia do Autor

Ramon Matheus dos Santos e Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Educação Física na Universidade Federal do Espírito Santo, bolsista de Iniciação Científica CNPq (2019/2020; 2020/2021). Membro do Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF). –Mestrando em Psicologia Institucional na Universidade Federal do Espírito Santo.

Ueberson Ribeiro Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação e Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor adjunto do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, onde também atua como docente do Mestrado Profissional em Educação Física. É professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da UFES.  

Maria Celeste Rocha, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui Mestrado em Educação Física (PPGEF - UFES). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação Física da UFES. Atua como Professora de Educação Física na Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Vitória-ES. É integrante do Grupo de estudos LESEF/UFES. 

Alessandra Galve Gerez, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2002). Mestrado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2006) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2019). É membro do LESEF (Laboratório de Estudos em Educação Física) da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES, desenvolvendo estudos nas áreas de formação inicial e continuada de professores e docência no ensino superior.

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Publicado

2023-12-20

Edição

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Artigos