Educación Física en Educación Infantil en la red de enseñanza pública de Grande Vitória/ES

análisis de propuestas curriculares

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e51117

Palabras clave:

educación infantil, propuestas curriculares, educación física, redes de educación municipal

Resumen

Este estudio mapea y analiza las propuestas curriculares para la educación infantil en cuatro municipios de Gran Vitória/ES. Su objetivo es comprender las formas que la Educación Física se interpreta y afirma en estos documentos. Metodológicamente, la investigación se guió por el análisis documental. Como resultado, identifica que, además de compartir concepciones de educación infantil y primera infancia de referencias curriculares a nivel nacional, los documentos de las redes municipales investigadas elaboran síntesis y temáticas singulares sobre la Educación Física como componente curricular. A pesar de representar un avance en el debate sobre el papel de la Educación Física en la educación infantil, al compararlo con los documentos curriculares nacionales, no existe consenso sobre cómo debería ocurrir en las propuestas analizadas.

Biografía del autor/a

Ramon Matheus dos Santos e Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Educação Física na Universidade Federal do Espírito Santo, bolsista de Iniciação Científica CNPq (2019/2020; 2020/2021). Membro do Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF). –Mestrando em Psicologia Institucional na Universidade Federal do Espírito Santo.

Ueberson Ribeiro Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação e Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor adjunto do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, onde também atua como docente do Mestrado Profissional em Educação Física. É professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da UFES.  

Maria Celeste Rocha, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui Mestrado em Educação Física (PPGEF - UFES). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação Física da UFES. Atua como Professora de Educação Física na Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Vitória-ES. É integrante do Grupo de estudos LESEF/UFES. 

Alessandra Galve Gerez, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2002). Mestrado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2006) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2019). É membro do LESEF (Laboratório de Estudos em Educação Física) da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES, desenvolvendo estudos nas áreas de formação inicial e continuada de professores e docência no ensino superior.

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Publicado

2023-12-20

Número

Sección

Artigos