A “Cátedra por Nariño” na Colômbia
possibilidades para um currículo emancipatório
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p510-533Palavras-chave:
“Cátedra por Nariño”, currículo, currículo emancipatório, emancipaçãoResumo
Neste artigo, analisa-se o desenvolvimento da “Cátedra por Nariño” implementada nos anos de 1980 no Departamento de Nariño, Colômbia, a partir dos participantes da mesma. Utilizaram-se como referenciais teóricos autores como: Shirley Grundy, Paulo Freire, Henry Giroux; dentre outros. Para isto, nesta pesquisa qualitativa interpretativa, foi feito um estudo bibliográfico acerca do objeto de estudo, bem como a realização de entrevistas com alguns professores envolvidos neste processo curricular. Como resultados deste trabalho se construiu como foi o surgimento da “Cátedra por Nariño”, seu desenvolvimento, a conexão da proposta curricular alternativa com a lutas sociais da época, a expansão do projeto dentro de Nariño, e a maneira como finalizou.
Referências
AGUIAR, Wanda; OZELLA, Sergio. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 26, n. 2, p. 222-245, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1414-98932006000200006. Acesso em: 21 maio 2020.
ARY, Donald et al. Introduction to Research in Education. 8. ed. Belmont: Wadsworth Cengage Learning, 2010.
COMISIÓN PEDAGÓGICA DEL MAGISTERIO DE NARIÑO. Acta n. 2 de la Comisión Pedagógica. Pasto, 1983a.
COMISIÓN PEDAGÓGICA DEL MAGISTERIO DE NARIÑO. Documento de invitación al Seminario para la preparación de la Cátedra por Nariño. Pasto, 1983b.
COMISIÓN PEDAGÓGICA DEL MAGISTERIO DE NARIÑO. Documento guía para adelantar la Cátedra por Nariño. Pasto, 1983c.
COMISIÓN PEDAGÓGICA DEL MAGISTERIO DE NARIÑO. Análisis del Decreto 1002 de 1984. Pasto, 1984.
FALS BORDA, Orlando. Movimientos sociales y poder político. Análisis Político, n. 8, p. 49-58, 1989. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/ar/libros/colombia/assets/own/analisis08.pdf. Acesso em: 21 maio 2020.
FELÍCIO, Helena. Currículo e emancipação: redimensionamento de uma escola instituída num contexto advindo do processo de desfavelização. Currículo sem Fronteiras, v. 10, n. 2, p. 244-258, jul./dez. 2010. Disponível em: www.curriculosemfronteiras.org. Acesso em: 12 maio 2020.
FELÍCIO, Helena; POSSANI, Lourdes. Análise crítica de currículo: um olhar sobre a prática pedagógica. Currículo Sem Fronteiras, v. 13, n. 1, p. 129-142, 2013. Disponível em: www.curriculosemfronteiras.org. Acesso em: 21 maio 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Educação na cidade. 7. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2006.
GIL, Antonio. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIMENO SACRISTÁN, José. El curriculum: una reflexión sobre la práctica. 9. ed. Madrid: Ediciones Morata, 2007.
GIROUX, Henry. Escola crítica e política cultural. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1987. Disponível em: https://id.b-ok.org/book/3657534/adf04c. Acesso em: 21 maio 2020.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
GRUNDY, Shirley. Producto o praxis del curriculum. 3. ed. Madrid: Ediciones Morata, 1998.
MASHIBA, Glaciane. Emancipação humana em Theodor Adorno e Paulo Freire. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/SITEPPE 2010/teses/2013-Glaciane.pdf. Acesso em: 21 maio 2020.
MERRIAM, Sharan. Introduction to qualitative research. In: MERRIAM, Sharan; GRENIER, Robin (ed.). Qualitative research in practice: examples for discussion and analysis. San Francisco: The Jossey-Bass. 2002. p. 3-17. Disponível em: https://doi.org/10.1353/csd.2003.0041. Acesso em: 21 maio 2020.
PEÑA-CASTAÑEDA, Camilo. Cada 12 días asesinan a un profesor en Colombia. El Tiempo, Bogotá, Aug. 25, 2018. Disponível em: https://www.eltiempo.com/vida/educacion/cada-12-dias-asesinan-a-un-profesor-en-colombia-260198. Acesso em: 21 maio 2020.
PEREIRA, Alciane; CONCEIÇÃO, María; MARTÍNEZ, Albertina. Epistemología cualitativa de González Rey: una forma diferente de análisis de datos. Revista Tecnia, v. 1, n. 1, p. 17-31, 2016. Disponível em: https://revistas.ifg.edu.br/tecnia/article/view/3. Acesso em: 15 mar. 2020.
POSSANI, Lourdes. Currículos emancipatórios para a educação de jovens e adultos na perspectiva das políticas públicas: resistências e esperanças. 2008. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/10103/1/Lourdes de Fatima Paschoaletto Possani.pdf. Acesso em: 19 maio 2020.
SILVA, Alexandre. Escola e emancipação: o currículo como espaço-tempo emancipador. 2006. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/8690/000586536.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 21 maio 2020.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
SIMANA. Conclusiones de la XIV Asamblea Departamental de Delegados. Pasto: SIMANA, 1984.
SIMANA. Conclusiones de la XV Asamblea Departamental de Delegados. Pasto: SIMANA, 1985a.
SIMANA. Tesis sobre el Movimiento Pedagógico. Educación y Cultura, n. 5, p. 42-45, 1985b.
SIMANA. El movimiento pedagógico en las zonas socioculturales de Nariño. Revista Educación y Cultura, p. 47-48, abr. 1987.
SIMANA. SIMANA por la construcción de este poema: un País que sueña. Memorias de lucha sindical e hitos de resistencia por la verdad, la justicia y la dignidad del magisterio. 1951-2016. Pasto: Editorial SIMANA, 2016. Disponível em: https://www.simana.org.co/images/PDFS/texto_Simana_historia_13.docx.-3.pdf. Acesso em: 21 maio 2020.
SOUZA FILHO, José O. X. de. Escola e emancipação: um papel para as ciências? 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-20072015-115904/pt-br.php. Acesso em: 21 maio 2020.
VELASCO, Mario. Rebelión desde la región. Movimiento popular “Los Inconformes” de Nariño 1980 – 1990. Pasto: Empresa Editora Nariño EDINAR, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.