A “Cátedra por Nariño” na Colômbia

possibilidades para um currículo emancipatório

Autores

  • Daisy Johana Fernández Girón Universidade Federal de Alfenas
  • Helena Maria dos Santos Felício Universidade Federal de AlfenasUNIFAL-MG https://orcid.org/0000-0002-6627-6304

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p510-533

Palavras-chave:

“Cátedra por Nariño”, currículo, currículo emancipatório, emancipação

Resumo

Neste artigo, analisa-se o desenvolvimento da “Cátedra por Nariño” implementada nos anos de 1980 no Departamento de Nariño, Colômbia, a partir dos participantes da mesma. Utilizaram-se como referenciais teóricos autores como: Shirley Grundy, Paulo Freire, Henry Giroux; dentre outros. Para isto, nesta pesquisa qualitativa interpretativa, foi feito um estudo bibliográfico acerca do objeto de estudo, bem como a realização de entrevistas com alguns professores envolvidos neste processo curricular. Como resultados deste trabalho se construiu como foi o surgimento da “Cátedra por Nariño”, seu desenvolvimento, a conexão da proposta curricular alternativa com a lutas sociais da época, a expansão do projeto dentro de Nariño, e a maneira como finalizou.



Biografia do Autor

Daisy Johana Fernández Girón, Universidade Federal de Alfenas

Licenciada em Educação Prescolar, Universidad Santo Tomas, Colômbia. Especialista em Gestão Educacional, Faculdade Finama. Especialista em Docência do Ensino Superior, Faculdade Finama. Mestre em Educação, Universidade Federal de Alfenas-MG.

Helena Maria dos Santos Felício, Universidade Federal de AlfenasUNIFAL-MG

Professora e Pesquisadora da Universidade Federal de Alfenas. Desenvolve atividades de ensino, investigação e extensão na área de Currículo e Formação de Professores. Desenvolveu no ano letivo 2013-2014 estudos de pós-doutoramento no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal). Possui Doutorado (2008) e Mestrado (2004) em Educação, na área de Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É graduada em Pedagogia (1999) pela Universidade do Vale do Paraíba Professora.

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Publicado

2022-06-29

Edição

Seção

Artigos