Educação Corporativa

uma nova forma de educar no Serviço Público Baiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e51285

Palavras-chave:

universidade brasileira, educação corporativa, serviço público

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Educação, tendo como problema: “Como se dá a contribuição da formação continuada desenvolvida no setor público baiano por meio da Educação Corporativa (EC)? O objetivo geral do estudo foi analisar a influência da EC sobre a modernização das atividades produzidas nos órgãos públicos, com a adoção da Lei de Instrutoria Interna, embasando a fundamentação teórica nos autores Meister (2005), Eboli (2014), Banov (2013), Rebouças (2014), Freire (1996) e em documentos oficiais que regulamentam a EC no Estado. O percurso metodológico caracteriza-se como um trabalho de caráter descritivo e qualitativo, com base na revisão bibliográfica, com o procedimento de um estudo de caso. Os principais resultados foram: apresentação de uma reflexão acerca da gestão de pessoas no Estado da Bahia; conhecimento mais sistemático da Lei de Instrutoria Interna e os teóricos que dão suporte pedagógico a essa proposta; entendimento mais amplo da metodologia utilizada nos cursos de capacitação do Estado.

Biografia do Autor

Cristina Santos Novaes, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutoranda em Administração, Analista Universitária da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA).

Josefa Sônia Fonseca, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Graduada em Administração pela Faculdade de Administração de Empresas do Estado de São Paulo (2004); em Ciências Econômicas pela Universidade Tiradentes, Aracaju-SE (1980). Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1992); Doutora em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora concursada na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)/ Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DCAC). Professora da disciplina de Organização e Gestão Escolar no Mestrado de Educação da UESC. Diretora do Departamento de Administração e Ciências Contábeis (DCAC) mandato 2014 - 2016/2016-2018. Membro da Diretoria da Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. Experiência de mais de 20 anos na área de Gestão de Instituição do Ensino Superior. Pesquisadora nas áreas de: Gestão Estratégica; Gestão de Instituição de Ensino. Cultura e Clima de Organizações Educacionais e não Educacionais e Organizações da Aprendizagem.

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Publicado

2024-03-28

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Artigos