Educação Corporativa
uma nova forma de educar no Serviço Público Baiano
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e51285Palavras-chave:
universidade brasileira, educação corporativa, serviço públicoResumo
O presente artigo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Educação, tendo como problema: “Como se dá a contribuição da formação continuada desenvolvida no setor público baiano por meio da Educação Corporativa (EC)? O objetivo geral do estudo foi analisar a influência da EC sobre a modernização das atividades produzidas nos órgãos públicos, com a adoção da Lei de Instrutoria Interna, embasando a fundamentação teórica nos autores Meister (2005), Eboli (2014), Banov (2013), Rebouças (2014), Freire (1996) e em documentos oficiais que regulamentam a EC no Estado. O percurso metodológico caracteriza-se como um trabalho de caráter descritivo e qualitativo, com base na revisão bibliográfica, com o procedimento de um estudo de caso. Os principais resultados foram: apresentação de uma reflexão acerca da gestão de pessoas no Estado da Bahia; conhecimento mais sistemático da Lei de Instrutoria Interna e os teóricos que dão suporte pedagógico a essa proposta; entendimento mais amplo da metodologia utilizada nos cursos de capacitação do Estado.
Referências
Alyrio, Rovigati Danilo. Métodos e técnicas de pesquisa em administração. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009.
Bahia. Lei n.º 10.851 de dezembro de 2007. Institui a atividade da Instrutoria Interna no âmbito da Administração Pública do Poder Executivo. Salvador: Casa Civil, 2007.
Bahia. Decreto n.º 16.055, de 29 de abril de 2015. Altera e regulamenta a Lei n.º 10.851 de 10 de dezembro de 2007 que institui a atividade de Instrutoria Interna. Salvador, 2015. Disponível em: http://www.legislabahia.ba.gov.br/documentos/decreto-no-16055-de-29-de-abril-de-2015. Acesso em: 20 maio 2020.
Bahia. Decreto n.º 16.417, de 16 de novembro de 2016. Estabelece o contingenciamento das despesas de manutenção e de projetos e atividades finalísticas com recursos do Tesouro Estadual, no âmbito da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual, e dá outras providências. Salvador, 2016. Disponível em: https://www.sefaz.ba.gov.br/administracao/pdf_saf/decreto_16593_2016.pdf. Acesso em: 20 maio 2020.
Banov, Márcia R. Mudanças organizacionais: perfil da empresa e do colaborador. São Paulo: Atlas, 2013.
Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, [1988]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 jul. 2020.
Brasil. Emenda Constitucional n.º 19, 4 de junho de 1998. Modifica o regime jurídico e dispõe sobre princípios da Administração Pública. Brasília: Presidência da República, [1998]. Disponível em: http://planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/Emc19.htm. Acesso em: 10 jul. 2020.
Delors, Jacques. A educação para o século XXI: questões e perspectivas. Porto Alegre: Artmed, 2005.
Eboli, Marisa (org.). Educação corporativa: múltiplos olhares. São Paulo: Atlas, 2014.
Esteves, Luciana P. Meirino, Marcelo J. A educação corporativa e a gestão do conhecimento. Anais... XI Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2015.
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
Freire, Paulo. Extensão ou comunicação? 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
Gomes, Nilma Lino. Um olhar além das fronteiras: educação e relações raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Grupo Acctor. Disponível em: https://all.accor.com/help/the-accorhotels-group/what-are-our-two-core-business-activities/index.pt-br.shtml.Acesso em: 8 ago. 2020.
Meister, Jeanne C. Educação corporativa: a gestão do capital intelectual através das universidades corporativas. São Paulo: Pearson Makron Books, 2005.
Merriam, Sharan B. Qualitative research and case study applications in education. São Francisco, CA: Jossey-Bass, 2000.
Morin, Edgar. Sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2000.
Ramos, Maria Teresa S. Formação de instrutores internos como estratégia de sustentabilidade e continuidade dos programas de desenvolvimento de competências no serviço público. In: VI Congresso Consad de Gestão Pública. Anais... Brasília, 2009.
Rebouças, Eliane Almeida. Guia para mediadores de aprendizagem em processos de instrutoria interna no serviço público. Salvador: SAEB/SRH/DDE/CAO, 2014.
Vergara, Sylvia Constat. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2000.
Yin, Roberto K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bockman, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.