Corporate Education

a new way of education in the Public Service in Bahia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e51285

Keywords:

brazilian university, corporate education, public service

Abstract

This article is an excerpt from research developed during the Professional Master& Degree in Education, with the problem: “How is the contribution of continuing education developed in the Bahian public sector through Corporate Education (CE)? The general objective of the study was to analyze the influence of the EC on the modernization of activities produced in public bodies, with the adoption of the Internal Instruction Law, basing the theoretical foundation on the authors Meister (2005), Eboli (2014), Banov (2013), Rebouças (2014), Freire (1996) and in official documents that regulate CE in the State. The methodological path is characterized as descriptive and qualitative work, based on a bibliographical review, with the procedure of a case study. The main results were: presentation of a reflection on people management in the State of Bahia; more systematic knowledge of the Internal Instruction Law and the theorists who provide pedagogical support to this proposal; broader understanding of the methodology used in State training courses.

Author Biographies

Cristina Santos Novaes, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutoranda em Administração, Analista Universitária da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA).

Josefa Sônia Fonseca, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Graduada em Administração pela Faculdade de Administração de Empresas do Estado de São Paulo (2004); em Ciências Econômicas pela Universidade Tiradentes, Aracaju-SE (1980). Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1992); Doutora em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora concursada na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)/ Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DCAC). Professora da disciplina de Organização e Gestão Escolar no Mestrado de Educação da UESC. Diretora do Departamento de Administração e Ciências Contábeis (DCAC) mandato 2014 - 2016/2016-2018. Membro da Diretoria da Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. Experiência de mais de 20 anos na área de Gestão de Instituição do Ensino Superior. Pesquisadora nas áreas de: Gestão Estratégica; Gestão de Instituição de Ensino. Cultura e Clima de Organizações Educacionais e não Educacionais e Organizações da Aprendizagem.

References

Alyrio, Rovigati Danilo. Métodos e técnicas de pesquisa em administração. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009.

Bahia. Lei n.º 10.851 de dezembro de 2007. Institui a atividade da Instrutoria Interna no âmbito da Administração Pública do Poder Executivo. Salvador: Casa Civil, 2007.

Bahia. Decreto n.º 16.055, de 29 de abril de 2015. Altera e regulamenta a Lei n.º 10.851 de 10 de dezembro de 2007 que institui a atividade de Instrutoria Interna. Salvador, 2015. Disponível em: http://www.legislabahia.ba.gov.br/documentos/decreto-no-16055-de-29-de-abril-de-2015. Acesso em: 20 maio 2020.

Bahia. Decreto n.º 16.417, de 16 de novembro de 2016. Estabelece o contingenciamento das despesas de manutenção e de projetos e atividades finalísticas com recursos do Tesouro Estadual, no âmbito da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual, e dá outras providências. Salvador, 2016. Disponível em: https://www.sefaz.ba.gov.br/administracao/pdf_saf/decreto_16593_2016.pdf. Acesso em: 20 maio 2020.

Banov, Márcia R. Mudanças organizacionais: perfil da empresa e do colaborador. São Paulo: Atlas, 2013.

Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, [1988]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 jul. 2020.

Brasil. Emenda Constitucional n.º 19, 4 de junho de 1998. Modifica o regime jurídico e dispõe sobre princípios da Administração Pública. Brasília: Presidência da República, [1998]. Disponível em: http://planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/Emc19.htm. Acesso em: 10 jul. 2020.

Delors, Jacques. A educação para o século XXI: questões e perspectivas. Porto Alegre: Artmed, 2005.

Eboli, Marisa (org.). Educação corporativa: múltiplos olhares. São Paulo: Atlas, 2014.

Esteves, Luciana P. Meirino, Marcelo J. A educação corporativa e a gestão do conhecimento. Anais... XI Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2015.

Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

Freire, Paulo. Extensão ou comunicação? 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

Gomes, Nilma Lino. Um olhar além das fronteiras: educação e relações raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Grupo Acctor. Disponível em: https://all.accor.com/help/the-accorhotels-group/what-are-our-two-core-business-activities/index.pt-br.shtml.Acesso em: 8 ago. 2020.

Meister, Jeanne C. Educação corporativa: a gestão do capital intelectual através das universidades corporativas. São Paulo: Pearson Makron Books, 2005.

Merriam, Sharan B. Qualitative research and case study applications in education. São Francisco, CA: Jossey-Bass, 2000.

Morin, Edgar. Sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2000.

Ramos, Maria Teresa S. Formação de instrutores internos como estratégia de sustentabilidade e continuidade dos programas de desenvolvimento de competências no serviço público. In: VI Congresso Consad de Gestão Pública. Anais... Brasília, 2009.

Rebouças, Eliane Almeida. Guia para mediadores de aprendizagem em processos de instrutoria interna no serviço público. Salvador: SAEB/SRH/DDE/CAO, 2014.

Vergara, Sylvia Constat. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2000.

Yin, Roberto K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bockman, 2005.

Published

2024-03-28

Issue

Section

Artigos