Campos de silêncio sobre questões curriculares nas escolas de fronteira bilíngue no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1702-1721Palavras-chave:
Educação inclusiva, Bilinguismo, Escolas de fronteira, Formação de professoresResumo
O território brasileiro tem uma imensa fronteira com países sob um cenário socioeconômico marcado por desigualdades de oportunidades sociais. Estas regiões de fronteira apresentam um grande fluxo de alunos não falantes do Português que acorrem às escolas públicas brasileiras, os quais desafiam os sistemas de ensino a buscar alternativas de inclusão em práticas bilíngues de ensino-aprendizagem. O estudo apresentado é parte de pesquisa sobre agentes de letramento em escolas de fronteira, cujo objetivo foi definir orientações teórico-doutrinais a figurarem nas discussões sobre o currículo de formação de professores em contextos bilíngues. Optou-se por uma abordagem a partir de contribuições da linguística aplicada, notadamente, sobre as noções de bilinguismo e educação bilíngue.
Referências
ALTENHOFEN, Cleo V., OLIVEIRA, Gilvan M. O in vitro e in vivo na política da diversidade linguística do Brasil: inserção e exclusão do plurilinguismo na educação e na sociedade. In: ALTENHOFEN, Cleo V.; MELLO, Heliana; RASO, Tommaso. (Org.). Os contatos linguísticos no Brasil. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2011, p. 187-216.
BAKER, Colin. Foundations of bilingual education and bilingualism. 3. ed. Clevendon: Multilingual Matters LTD, 2001.
BERGER, Isis Ribeiro. Experiências e ações de política linguística no âmbito do observatório da educação na fronteira. Revista do GEL, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 138-163, 2015. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/465/pdf. Acesso em: 09 set.2020.
BROCH, Ingrid Kuchenbecker. Ações de promoção da pluralidade linguística em contextos escolares. 2014 (Doutorado em Letras) – Instituto de letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
CRISP, Richard J.; TURNER, Rhiannon N. Adaptação cognitiva para a experiência do social e diversidade cultural. In: Stephen P. Hinshaw (Ed.). Psychological bulletin. Washington: American Psychological Association, 2011. p. 1- 51.
CUNHA, Patrícia Socorro da Costa. Bilinguismo: discursos de professores em área de fronteira, Bonfim-RR. 2012 (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2012.
DALINGHAUS, Ione V. Alunos brasiguaios em escolas de fronteira Brasil/Paraguai: um estudo linguístico sobre aprendizagem do Português em Ponta Porá, MS. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2009.
HUFEISEN, Britta. A European perspective: tertiary languages with a focus on German as L3. In: ROSENTHAL, Judith. (Ed.). Handbook of undergraduate second language acquisition. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2000. p. 209-229.
LIMA, Fernanda Souza. Professores em formação no contexto da fronteira Brasil/Guyana: representações sobre a língua inglesa. 2015 (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2015.
NETTLE, Daniel.; ROMAINE, Suzanne. Vanishing voices: The Extinction of the World’s languages. London: Oxford Univesity Press, 2000.
OLIVEIRA, Gilvan Müller de; ALTENHOFEN, Cléo V. O in vitro e o in vivo na política da diversidade linguística do Brasil: inserção e exclusão do plurilinguismo na educação e na sociedade. In: MELLO, Heliana; ALTENHOFEN, Cléo V; RASO, Tomaso (Orgs.). Os contatos linguísticos no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 2011. p.187 – 216.
PEREIRA, Mariana Cunha. A escola da fronteira: diversidade e cultura na fronteira Brasil– Guiana. Interação: Revista da Faculdade de Educação, Goiânia, v. 32, n. 2, p. 345-361, jul/dez. 2007. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/3066. Acesso em: 09 set.2020.
PIRES-SANTOS, Maria Elena. O cenário multilíngue/multidialetal/multicultural de fronteira e o processo identitário “brasiguaio” na escola e no entorno social. 2004. Tese Doutorado em Línguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.
SANTOS, Alessandra de Souza. Multilinguismo em Bonfim/RR: o ensino de língua portuguesa no contexto da diversidade linguística. 2012. (Doutorado em Linguística) - Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
SILVA, Grasiela Mossmann da; TRISTONI, Rejane Hauch Pinto. Diversidade Cultural e Linguística nas escolas de fronteira Brasil/Paraguai. Revista Travessias, Cascavel, 2010. Disponível em: revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/download/6214/4846. Acesso em: 10 set. 2020.
SOUZA, Janaína Moreira Pacheco de. Representações sociais de professores de língua portuguesa e inglesa sobre o bilinguismo em escolas do município de Bonfim – fronteira Brasil/1guiana Inglesa. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2014.
SOUZA, Janaína Moreira Pacheco de. Ser professora em área de fronteira bilíngue no Brasil: desafios e possibilidades. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
TRISTONI, Rejane Hauch Pinto. Fronteira – (des)encontro de línguas e culturas. Revista Travessias, Cascavel, v. 11, n. 3, 25. ed., 2015. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/13009/9320. Acesso em: 10 set. 2020.
VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e linguagem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.