Campos de silêncio sobre questões curriculares nas escolas de fronteira bilíngue no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1702-1721

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Bilinguismo, Escolas de fronteira, Formação de professores

Resumo

O território brasileiro tem uma imensa fronteira com países sob um cenário socioeconômico marcado por desigualdades de oportunidades sociais. Estas regiões de fronteira apresentam um grande fluxo de alunos não falantes do Português que acorrem às escolas públicas brasileiras, os quais desafiam os sistemas de ensino a buscar alternativas de inclusão em práticas bilíngues de ensino-aprendizagem. O estudo apresentado é parte de pesquisa sobre agentes de letramento em escolas de fronteira, cujo objetivo foi definir orientações teórico-doutrinais a figurarem nas discussões sobre o currículo de formação de professores em contextos bilíngues. Optou-se por uma abordagem a partir de contribuições da linguística aplicada, notadamente, sobre as noções de bilinguismo e educação bilíngue.

Biografia do Autor

Janaina Moreira Pacheco de Souza, UERJ

Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ (2019); Mestrado em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2014); Licenciatura Plena em Letras - Português/Literaturas pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1998) e segunda licenciatura em Pedagogia (2019). Atua no magistério da Educação Básica desde 1993. Tem experiência docente no Ensino Fundamental, Médio e Superior, tanto na rede pública de ensino quanto na particular, tendo lecionado nos Estados de Minas Gerais, Roraima e Rio de Janeiro. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ.

Luiz Antonio Gomes Senna, UERJ

Doutor em Linguística Aplicada (PUC-Rio, 1994) e Professor Titular da área de linguística aplicada ao letramento e à alfabetização da UERJ ? Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino da Faculdade de Educação. Pesquisador bolsista de produtividade acadêmica do Programa PROCIENCIA, mantido pela própria UERJ com apoio da FAPERJ, e do Programa Cientistas do Nosso Estado da FAPERJ. Líder do grupo de pesquisa Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais (GrPesq/CNPq). Docente e pesquisador bolsista da Fundação Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro, onde desenvolve estudos sobre o processo de formação de agentes de letramento e alfabetização em ambientes de educação a distância. Suas pesquisas têm como objetos permanentes de investigação os princípios que explicam o processo de construção de conhecimentos e sua relação com as dinâmicas da Educação formal, tendo como pressupostos a complexidade do pensamento e o princípio de sistemas em interação. Neste sentido, focaliza-se, centralmente, a questão teórico-conceitual relacionada ao desenvolvimento de modelos explicativos da mente humana, potencialmente capazes de incorporar estruturas que representem estados de desenvolvimento proximal, tais como os que se verificam nos processos de letramento e alfabetização.

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Publicado

2021-12-18

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Artigos