FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: DESAFIOS DA DOCÊNCIA

Neide de Aquino Noffs, Cassiana da Silva Wasilewski

Resumo


Este artigo é um recorte da pesquisa Formação de Professores Alfabetizadores: Desafios da docência, realizada no programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com apoio da Capes. Esta investigação teve como objetivo apresentar um perfil das professoras alfabetizadoras, em exercício, em três escolas da rede municipal de São Paulo na Diretoria Regional do Butantã (DRE-BT). Os sujeitos de pesquisa foram os regentes dos 1º e 2º anos do ensino fundamental. Utilizou-se como referência Braslavsky, Ferreiro, Noffs, Soares, entre outros. A metodologia é de enfoque qualitativo com análise documental, leitura bibliográfica específica e entrevistas. Os resultados evidenciaram as lacunas existentes na formação acadêmica inicial, a necessidade de atualização constante sobre pedagogia da infância, dos saberes docentes essenciais para a sua atuação e o conhecimento do aluno.


Palavras-chave


Formação de professores; Alfabetização; Conhecimentos essenciais

Texto completo:

PDF

Referências


BRASLAVSKY, Berta P. de. Problemas e métodos no ensino da leitura. São Paulo: Melhoramentos/ Edusp, 1971.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

FERREIRO, Emilia. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito: seleção de textos de pesquisa. São Paulo: Cortez, 2013.

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

MARCELO GARCÍA, Carlos. A Formação de Professores para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999.

NOFFS, Neide de Aquino; LIZARDO, Lilian de Assis Monteiro; SILVA, Tânia Mara de Andrade O. e. Estágio: o início da profissionalização docente. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 5, n. 1, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/616. Acesso em: 14 nov. 2020.

SANTANA, Terezinha; NOFFS, Neide. Formação Continuada de Professores: Práticas de Ensino e Transposição Didática. Curitiba: Appris, 2016.




DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p261-277

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais