FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: DESAFIOS DA DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p261-277Palavras-chave:
Formação de professores, Alfabetização, Conhecimentos essenciaisResumo
Este artigo é um recorte da pesquisa Formação de Professores Alfabetizadores: Desafios da docência, realizada no programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com apoio da Capes. Esta investigação teve como objetivo apresentar um perfil das professoras alfabetizadoras, em exercício, em três escolas da rede municipal de São Paulo na Diretoria Regional do Butantã (DRE-BT). Os sujeitos de pesquisa foram os regentes dos 1º e 2º anos do ensino fundamental. Utilizou-se como referência Braslavsky, Ferreiro, Noffs, Soares, entre outros. A metodologia é de enfoque qualitativo com análise documental, leitura bibliográfica específica e entrevistas. Os resultados evidenciaram as lacunas existentes na formação acadêmica inicial, a necessidade de atualização constante sobre pedagogia da infância, dos saberes docentes essenciais para a sua atuação e o conhecimento do aluno.
Referências
BRASLAVSKY, Berta P. de. Problemas e métodos no ensino da leitura. São Paulo: Melhoramentos/ Edusp, 1971.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
FERREIRO, Emilia. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito: seleção de textos de pesquisa. São Paulo: Cortez, 2013.
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
MARCELO GARCÍA, Carlos. A Formação de Professores para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999.
NOFFS, Neide de Aquino; LIZARDO, Lilian de Assis Monteiro; SILVA, Tânia Mara de Andrade O. e. Estágio: o início da profissionalização docente. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 5, n. 1, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/616. Acesso em: 14 nov. 2020.
SANTANA, Terezinha; NOFFS, Neide. Formação Continuada de Professores: Práticas de Ensino e Transposição Didática. Curitiba: Appris, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.