A Educação no Campo e a Pedagogia Histórico-Crítica

Elementos para um Currículo Escolar Multisseriado

Autores

  • Luiz Bezerra Neto Universidade Federal de São Carlos
  • Klívia de Cássia Silva Nunes Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0001-5264-9598

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e51969

Palavras-chave:

educação no campo; classes multisseriadas; pedagogia histórico-crítica; materialismo histórico-dialético; formação humana.

Resumo

Propõe-se como objetivo discutir o currículo para as classes multisseriadas da educação no campo à luz da pedagogia histórico-crítica, tendo como horizonte a proposição para considerarmos o currículo e o contexto escolar como lócus de acesso aos conhecimentos científicos. Trata-se de um artigo teórico, com abordagem qualitativa, a partir de estudos com referencial marxista, cujos principais interlocutores são os teóricos da pedagogia histórico-crítica. Em nossos estudos, concluímos que não existe uma única forma de pensar em uma proposta curricular para as escolas multisseriadas no campo, mas faz-se necessária uma boa base teórico-metodológica para ser compreendido na apreensão dos fenômenos das múltiplas determinações e relações diversas em prol da formação humana em consonância com a transformação social.

Biografia do Autor

Luiz Bezerra Neto, Universidade Federal de São Carlos

Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, pós doutorado pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professor associado da Universidade Federal de São Carlos, atuando na graduação e na pós-graduação. Membro de corpo editorial da Revista Eletrônica de Ciências da Educação. RECE e da Revista de Educação - REVEDUC. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo / GEPEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: educação rural, escola normal rural, movimento dos trabalhadores rurais sem-terra, ruralismo pedagógico

Klívia de Cássia Silva Nunes, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2000). Especialista em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2001). Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2018). Professora de graduação da Universidade Federal Uberlândia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo/UFSCar. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação e Marxismo/UFT. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Política e Educação Escolar/UFSCar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação no Campo. Atua nos seguintes temas: Pedagogia Histórico-Crítica, Escolas Multisseriadas, Políticas Públicas Educacionais, Teorias Pedagógicas, Práticas Pedagógicas, voltadas para a Educação no Campo.

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Publicado

2023-07-14

Edição

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Artigos