O Currículo e a Arte no curso de Pedagogia de três instituições de ensino superior públicas do estado do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e52204

Palavras-chave:

arte, currículo, pedagogia, formação

Resumo

O objetivo da pesquisa foi investigar o currículo de três cursos de licenciatura em Pedagogia das instituições de ensino superior públicas do Estado do Paraná sobre a inserção no currículo da disciplina de Arte, partindo do princípio de que pode haver cursos sem a oferta de Arte na formação do pedagogo. A questão norteadora se embasou em saber como as ementas curriculares das instituições de ensino superior públicas paranaenses inserem no currículo do curso de Pedagogia a Arte? Adotou-se a pesquisa qualitativa, com estudo documental dos currículos de três cursos de Pedagogia. A seleção dos cursos para comporem esta pesquisa ocorreu mediante a atualização entre os anos de 2017 e 2018 dos currículos. É um estudo com base epistemológica na Teoria Crítica, considerando que a Arte encontra espaço em uma disciplina específica no currículo de Pedagogia, com conhecimentos tênues, levando a formação para a polivalência em Arte.

Biografia do Autor

Andréia Bulaty, Universidade Estadual do Paraná

Pós-Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa; Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro Oeste, Especialização em Educação Infantil na Universidade Estadual do Centro Oeste. Integrante dos grupos de pesquisa: Práxis educativa: estudos sobre a infância e práticas pedagógica (UNICENTRO), Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educativa - GEPPRAX (UNESPAR) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Artes Visuais, Educação e Cultura/ GEPAVEC (UEPG). Atualmente professora colaboradora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/UV).

Ana Luiza Ruschel Nunes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduação: Educação Artística(1976) e graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (1981), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP/SP (1997). Pós-Doutorado- Programa de Pós -Graduação em Artes Visuais-PPGAV/CEART,da Universidade do Estado de Santa Catarina/SC(2016-2017l).Professora da Graduação em Educação Artística; Desenho e Plástica e Artes Visuais -CAL/UFSM(1990-2004), no Curso de Pedagogia e no Curso de Educação Especial -CE(1987-2004) e do Pós - Graduação em Educação da UFSM/Santa Maria/RS(1998-2008). Vice-Diretora do Centro de Educação (1988-2006). Atualmente,professora doutora associado e atua no mestrado e doutorado do Programa de Pós - Graduação em Educação, no Departamento de Artes e no Curso de Artes Visuais, UEPG. Chefe do Departamento de Artes/UEPG/PR (2009-2011). É membro da ANPAP- Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.Vice-Presidente da Federação dos Arte/Educadores do Brasil- FAEB ( Gestão 2013 -2014), Presidente da Federação dos Arte/Educadores do Brasil- FAEB ( Gestão 2015-2016); Representante da FAEB no Consejo Latinoamericano de Educación por el Arte (CLEA);Coordenadora do Projeto PIBID, Edital 02/2009 e do projeto PIBID 061 (2013) da UEPG/PR. Tem experiência na área de Arte- ênfase em Artes Visuais e Área da Educação, nos seguintes temas: Educação e Artes Visuais; Formação de Professores; Educação, Arte e Inclusão;Pesquisa em:Artes Visuais e poética, Imagem e leitura; Educação, Arte, Tecnologia; Ensino e aprendizagem; Arte na Pedagogia, Experiência estética e Arte; Políticas Públicas e Artes. Autobiografia e história de vida.

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Publicado

2023-11-30

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Artigos