Paulo Freire nos grupos de pesquisa da área de Educação do CNPq

a constituição de redes de sociabilidade intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p759-782

Palavras-chave:

Paulo Freire, grupos de pesquisa, redes de sociabilidade

Resumo

O estudo tem por objetivo identificar e analisar a presença de Paulo Freire nos grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos do CNPq, vinculados na área da Educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa bibliográfica. Dezesseis grupos de pesquisa estão compondo nossa amostra. Os dados oportunizaram a compreensão a respeito da configuração dos temas de pesquisa, e, ainda, foi possível verificar quais grupos constituem redes de sociabilidade entre si. Nesse sentido, a presença de Paulo Freire é representada por dois temas centrais: formação de professores e práticas pedagógicas. Além desses temas centrais, localizamos quatro elementos que os conectam ao pensamento freiriano, a saber: epistemológico, político-pedagógico, ético e metodológico.

Biografia do Autor

Fernanda dos Santos Paulo, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Doutora em Educação. Professora do curso de Pós-graduação lato sensu “Paulo Freire e a Pedagogia da Libertação”, promovido pela Faculdade Censupeg, o Instituto Vívere, o Consejo de Educación Popular de América Latina y el Caribe (CEAAL) e a Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire.

Mônica Tessaro, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Educação. Professora do curso de Psicologia da Universidade do Contestado.

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Publicado

2022-06-29

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Artigos