Paulo Freire nos grupos de pesquisa da área de Educação do CNPq
a constituição de redes de sociabilidade intelectual
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p759-782Palavras-chave:
Paulo Freire, grupos de pesquisa, redes de sociabilidadeResumo
O estudo tem por objetivo identificar e analisar a presença de Paulo Freire nos grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos do CNPq, vinculados na área da Educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa bibliográfica. Dezesseis grupos de pesquisa estão compondo nossa amostra. Os dados oportunizaram a compreensão a respeito da configuração dos temas de pesquisa, e, ainda, foi possível verificar quais grupos constituem redes de sociabilidade entre si. Nesse sentido, a presença de Paulo Freire é representada por dois temas centrais: formação de professores e práticas pedagógicas. Além desses temas centrais, localizamos quatro elementos que os conectam ao pensamento freiriano, a saber: epistemológico, político-pedagógico, ético e metodológico.
Referências
ABENSUR, Patrícia Lima Dubeux; SAUL, Ana Maria. Investigação temática freireana: suporte teórico-metodológico para a prática do ensino e da pesquisa. Revista Cocar, Belém, v. 13, p. 806-826, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2870. Acesso em: 15 set. 2021.
ABENSUR, Patricia Lima Dubeux; SAUL, Ana Maria. Princípios da Didática Freireana: subsídios para uma prática didático-pedagógica na educação superior. Revista Educação, Santa Maria, v. 46, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/40439. Acesso em: 13 set. 2021.
BEISIEGEL, Celso de Rui. Educação popular e ensino superior em Paulo Freire. Pesquisa e Educação, São Paulo, v. 44, e104010, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022018000100130. Acesso em: 9 fev. 2021.
BERTOLIN, Julio Cesar Godoy; BOHRZ, Rafaela. Diálogo, contextualização do saber e autonomia em Paulo Freire e a semipresencialidade na Educação Superior. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 20, n. 66, p. 1436-1461, jul./set. 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26178. Acesso em: 14 set. 2021.
BOMBASSARO, Luiz Carlos. HERMENÊUTICA. In: STRECK, Danilo Romeu, REDIN Euclides, ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica; 2018. p. 245-246.
BORDA, Orlando Fals. Aspectos teóricos da pesquisa participante: considerações sobre o significado e o papel da ciência na participação popular. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1981. p. 42-62.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
COSTA, Jean Carlo de Carvalho; ESPÍNDOLA, Maíra Lewtchuk; GALVÍNCIO, Maíra Lewtchuk. Redes de sociabilidade intelectual e educação: atuação de Castro Pinto e Carlos Dias Fernandes na primeira república. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 13, n. 53, p. 56–77, 2014. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640193. Acesso em 11 fev. 2021.
FÁVERO, Osmar. Paulo Freire: importância e atualidade de sua obra. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 7, n. 3, p. 1-8, dez. 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/7589/5541. Acesso em: 15 fev. 2021.
FREIRE, Ana Maria Araújo; BRAGA, Daniel Santos; DE CASTRO ARIOVALDO, Thainara de Castro. Contribuições do legado de Paulo Freire para a educação superior: reflexões da professora Nita Freire. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/35047. Acesso em: 14 set. 2021.
FREIRE, Paulo. Criando métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1981. p.34-41.
FREIRE, Paulo. Por uma Pedagogia da Pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MARAFON, Maria Rosa Cavalheiro. Pedagogia crítica: uma metodologia na construção do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2001.
MILITÃO, Andréia Nunes. Discípulos de Paulo Freire e o compromisso com a educação emancipadora. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 29, p. 269-277, mai./ago. 2020. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde. Acesso em: 2 fev. 2020.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; MOTA NETO, João Colares; HAGE, Salomão Antônio Mufarrej. A Presença de Paulo Freire nos Grupos de Pesquisa do CNPq. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 7, n. 3, p.1-23, dez. 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/7601. Acesso em: 6 fev. 2021.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; SANTOS, Tânia Regina Lobato dos. Paulo Freire na América Latina e nos Estados Unidos: Cátedras e Grupos de Pesquisas. Revista Educação em Questão, Natal, v. 56, n. 48, p. 106-139, abr./jun. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/15177. Acesso em: 8 fev. 2021.
PAULO, Fernanda Santos. Pioneiros e Pioneiras da Educação Popular Freiriana e a Universidade. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7120. Acesso em: 12 fev. 2021.
PAULO, Fernanda dos Santos; ZITKOSKI, Jaime José; LODI, Leonardo Camargo. A presença de Paulo Freire nas universidades: um estudo a partir dos grupos de pesquisa do CNPq. In: MORETTI, Cheron Zanini; STRECK, Danilo Romeu, PITANO, Sandro de Castro (Orgs.). Paulo Freire no Rio Grande do Sul: legado e reinvenção. Caxias do Sul, RS: Educs, 2018. p. 217-228.
ROMÃO, José Eustáquio. Paulo Freire e a Universidade. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 24, p. 89-105, 2013. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502013000200006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 fev. 2021.
ROMÃO, José Eustáquio. Paulo Freire e o Neoconservadorismo. Eccos - Revista Cientifica, São Paulo, n. 52, p. 1-18, e17099, jan./mar. 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/17099/8289. Acesso em: 15 fev. 2021.
SAUL, Ana Maria; SAUL, Alexandre. Contribuições de Paulo Freire para a formação de educadores: fundamentos e práticas de um paradigma contra-hegemônico. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 61, p. 19-35, jul./set. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n61/1984-0411-er-61-00019.pdf. Acesso em: 14 fev. 2021.
VIEIRA, Hamilton Perninck. Saberes da docência universitária e ciclo gnosiológico em Paulo Freire: tessituras a partir da Pós-Graduação em Educação. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9346803. Acesso em: 13 set. 2021.
ZANARDI, Teodoro Adriano Costa; RIBEIRO, Márden Pádua. A presença de pedagogia de Paulo Freire nas produções em currículo: centralidade do conhecimento. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 16, n.4, p. 1050-1075, out./dez. 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/39554. Acesso em: 8 fev. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.