Uso de análise textual discursiva para identificar práticas educacionais mediadas pelas tecnologias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p809-825

Palavras-chave:

TDIC, educação básica, BNCC, práticas pedagógicas

Resumo

Este artigo pesquisa teses e dissertações e analisa, textual e discursivamente, as concepções teórico-metodológicas orientadoras do uso de TDIC na educação básica, especificamente em matemática e ciências, a partir da publicação da BNCC. O estudo é um recorte de revisão empírico-bibliográfica, fundamentado na metodologia de Análise Textual Discursiva. Na busca, encontraram-se 29 publicações (1 tese, 28 dissertações), e, após a adoção dos critérios de exclusão, 11 trabalhos (1 tese, 10 dissertações) atenderam aos requisitos para apreciação. Os resultados identificaram o uso de TDIC e competências fundamentais para sua integração, pois as metodologias ativas e seus vínculos com TDIC têm transformado o ensino e a aprendizagem dos estudantes. Constataram-se diferentes ferramentas, aparatos tecnológicos e metodologias como formas de promoção de ensino de qualidade pautado pela BNCC.

Biografia do Autor

Hyan da Silva Cardoso dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA

Licenciado em Matemática – Vice-diretor do Colégio Estadual Professor Rocha Pita – Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

 

Leide Costa Pereira dos Reis, Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA

Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Marlúbia Corrêa De Paula, Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática – Professora Visitante Adjunto – Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Flaviana dos Santos Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA

Doutorado em Educação: Currículo – Professora Adjunto B – Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

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Publicado

2022-06-29

Edição

Seção

Artigos