Uso de análise textual discursiva para identificar práticas educacionais mediadas pelas tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p809-825Palavras-chave:
TDIC, educação básica, BNCC, práticas pedagógicasResumo
Este artigo pesquisa teses e dissertações e analisa, textual e discursivamente, as concepções teórico-metodológicas orientadoras do uso de TDIC na educação básica, especificamente em matemática e ciências, a partir da publicação da BNCC. O estudo é um recorte de revisão empírico-bibliográfica, fundamentado na metodologia de Análise Textual Discursiva. Na busca, encontraram-se 29 publicações (1 tese, 28 dissertações), e, após a adoção dos critérios de exclusão, 11 trabalhos (1 tese, 10 dissertações) atenderam aos requisitos para apreciação. Os resultados identificaram o uso de TDIC e competências fundamentais para sua integração, pois as metodologias ativas e seus vínculos com TDIC têm transformado o ensino e a aprendizagem dos estudantes. Constataram-se diferentes ferramentas, aparatos tecnológicos e metodologias como formas de promoção de ensino de qualidade pautado pela BNCC.
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