Tecnologias móveis na formação inicial do professor de matemática<br>Mobile technologies in initial teacher training in mathematics
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p214-230Palavras-chave:
Formação inicial, saberes docentes, aplicativos móveisResumo
A nova geração de estudantes chamada de “nativos digitais” está envolta aos mais variados tipos de tecnologia, logo promover o uso de recursos tecnológicos durante as aulas é atividade essencial para gerar uma boa interação e promover conhecimentos de forma contextualizada. Dessa forma, é importante investigar a utilização de aplicativos para dispositivos móveis, que são recursos tão acessíveis na atualidade, nas práticas pedagógicas do profissional da educação matemática e averiguar os saberes docentes que estão presentes neste processo. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar qual a percepção de acadêmicos do curso de licenciatura em matemática quanto ao uso de tecnologias móveis para o ensino de funções na disciplina de matemática. Após algumas atividades envolvendo famílias de funções os acadêmicos produziram textos de opinião, a análise deste material, a luz da Análise Textual Discursiva, revelou que a associação destes recursos de tecnologia promove melhoria na formação profissional, uma vez que a presença de saberes essenciais relacionados à profissão de professor é constatada.
The new generation of students, called "digital natives", is involved in the most varied types of technology, so promoting the use of technological resources during classes is an essential activity to generate good interaction and promote knowledge in a contextualized way. Thus, it is important to investigate the use of mobile applications, which are so accessible resources today, in the pedagogical practices of the mathematics education professional and to ascertain the teaching knowledge that are present in this process. In this sense, this paper aims to analyze the perception of academics of the degree course in mathematics regarding the use of mobile technologies for teaching functions in mathematics. After some activities involving families of functions, academics produced texts of opinion, the analysis of this material, in the light of Discursive Textual Analysis, revealed that the association of these technology resources promotes improvement in professional training, since the presence of essential knowledge related to teacher's profession is verified.
Metrics
Referências
ALMOULOUD, Saddo Ag. As transformações do saber científico ao saber ensinado: o caso do logaritmo. Educar em Revista, n. 1, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Terceira Versão. Brasília: MEC, 2017.
CASTRO, Anna Luisa de. Matemática e o currículo da era digital: os desafios para a inovação na prática educativa. Tese de doutorado. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", 2018.
DIAS, Cristiane de Fatima Budek. Ambiente virtual de aprendizagem para o ensino de probabilidade e estatística nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2016.
GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto, Portugal: Porto Editora, 1999.
HENRIQUE, Marcos Paulo; BAIRRAL, Marcelo Almeida. Retas que se cortam e dedos que se movem com dispositivos de geometria dinâmica. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 21, n. 1, 2019.
MANRIQUE, Ana Lúcia. Licenciatura em matemática: formação para a docência x formação específica. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 11, n. 3, 2009.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, v. 22, n. 2, p. 72-89, 1996.
SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard educational review, v. 57, n. 1, p. 1-23, 1987.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitada, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).