Culturas digitais e atos de currículo na formação docente em tempos de fake news
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e53506Palavras-chave:
atos de currículo, culturas digitais, educaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência cocriada com os discentes de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe sobre fake news, pós-verdade e vigilância nas redes com um olhar para as performances (des)informais atravessadas no cenário político, econômico e social no Brasil. Para tanto, as aulas foram pautadas no referencial abordado nesse estudo, dentre alguns deles estão: Bonilla (1999), Castells (1999), Freire (1999), Lévy (1993), Lucena e Oliveira (2014), Pretto (1996), Primo (2007), Santaella (2018), Silveira (2017) etc. De modo geral, os resultados mostraram que os discentes possuíam os dispositivos móveis digitais, mas desconheciam o processo de disseminação de notícias falsas, por isso, as aulas sobre esse conteúdo foram uma oportunidade de conscientizar formas de fazer a educação crítica voltada para o combate das ambivalências manifestadas no digital em rede.
Referências
Alves, Nilda. Decifrando o pergaminho–os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: Oliveira, Inês Barbosa de; Alves, Nilda (orgs.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis: DP et Alii, 2008.
Bonilla, Maria Helena Silveira. A internet vai à escola. Ijuí: Unijuí, 1999.
Castells, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz & Terra, 1999.
Cysneiros, Paulo Gileno. Programa Nacional de Informática na Educação: novas tecnologias, velhas estruturas In: Barreto, Raquel Goulart (org.). Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, 2001. p. 120-144.
D’ Ancona, Matthew. Pós-verdade a nova guerra contra os fatos em tempos de fake News. Barueiri: Faro Editorial, 2018.
Freire, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 58. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996a.
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 40. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996b.
Frigotto, Gaudêncio. Escola “sem” partido. Rio de Janeiro: LPP/UERJ, 2017.
Hetkowski, Tânia Maria. Políticas públicas: tecnologias da informação e comunicação e novas práticas pedagógicas. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11044/1/Tese%20Tania%20Hetkowski.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.
Hetkowski, Tânia Maria. Políticas públicas & inclusão digital. Salvador: EDUFBA, 2008.
Lemos, André. Prefácio. In: Bonilla, Maria Helena; Pretto, Nelson de Lucca (orgs.). Inclusão digital: polêmicas contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2011.
Lévy, Pierre. As tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: 34, 1993.
Lucena, Simone; Oliveira, José Mario Aleluia. Culturas digitais na educação do Século XXI. Revista tempos e espaços em educação, v. 7, n. 14, p. 35-44, 2014. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/3449. Acesso em: 20 abr. 2020.
Lemos, André. Prefácio. In: Bonilla, Maria Helena; Pretto, Nelson (orgs.). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011. p. 15-20. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/qfgmr/pdf/bonilla-9788523212063. Acesso em: 2 fev. 2021.
Macedo, Roberto Sidnei. Atos de Currículos e Autonomia Pedagógica: o socioconstrucionismo curricular em perspectiva. Petrópolis: Vozes, 2013.
Padilha, Roberto Paulo. Abreu, Janaina. Paulo Freire em tempos de fake news: artigos e projetos de intervenção produzidos durante o curso da EaD Freiriana do Instituto Paulo Freire. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2019.
Pretto. Nelson de Luca. Uma escola sem/com futuro: educação e multimídia. Campinas: Papirus, 1996.
Pretto. Nelson de Luca. Globalização e Educação. Ijuí: Unijuí, 1999.
Primo, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulinas, 2007.
Santaella, Lucia. O homem e as máquinas. In: Domingues, Diana. A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Unesp, 1997. p. 33-44.
Santaella, Lucia. A Ecologia Pluralista da Comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Editora Paulus, 2010.
Santaella, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
Santaella, Lucia. A Pós-Verdade é verdadeira ou falsa? Barueri: Estação das Letras e Cores, 2018.
Santos, Edmea. Pesquisa-formação na cibercultura. Santo Tirso-Portugal: Whitebooks, 2014.
Silveira, Sergio Amadeu. Governo dos algoritmos. Revista de Políticas Públicas, v. 21, n. 1, p. 267-281, 2017. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/6123. Acesso em: 20 abr. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.