Culturas digitais e atos de currículo na formação docente em tempos de fake news

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e53506

Palavras-chave:

atos de currículo, culturas digitais, educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência cocriada com os discentes de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe sobre fake news, pós-verdade e vigilância nas redes com um olhar para as performances (des)informais atravessadas no cenário político, econômico e social no Brasil. Para tanto, as aulas foram pautadas no referencial abordado nesse estudo, dentre alguns deles estão: Bonilla (1999), Castells (1999), Freire (1999), Lévy (1993), Lucena e Oliveira (2014),  Pretto (1996), Primo (2007), Santaella (2018), Silveira (2017) etc. De modo geral, os resultados mostraram que os discentes possuíam os dispositivos móveis digitais, mas desconheciam o processo de disseminação de notícias falsas, por isso, as aulas sobre esse conteúdo foram uma oportunidade de conscientizar formas de fazer a educação crítica voltada para o combate das ambivalências manifestadas no digital em rede.

Biografia do Autor

Bruna Santana de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Bolsista Capes. Pesquisadora no Grupo de Educação e Culturas Digitais (ECult).

Simone Lucena, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas Digitais (ECult).

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Publicado

2024-03-28

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Artigos