Concepções sobre tecnologias digitais nos currículos dos cursos de formação inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e53780Palavras-chave:
tecnologias digitais, projeto pedagógico de curso, currículo, formação inicial de professores, análise de conteúdoResumo
Este artigo focaliza o uso de tecnologias digitais nos cursos de formação inicial de professores com o objetivo de analisar as concepções sobre tecnologias digitais presentes nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura de uma Instituição Pública Federal de Ensino Superior. A metodologia adotada se pautou na análise temática de conteúdo. As percepções construídas a partir do referencial teórico e dos documentos oficiais permitem enxergar alguns pontos de atenção. Dentre eles, a necessidade da construção de práticas pedagógicas nos cursos de formação inicial de professores, que permitam aos professores em formação terem experiências de aprendizagem com uso de tecnologias digitais pautadas na criação, na autoria, no exercício da criatividade, na colaboração e no protagonismo docente.
.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em: https://link.ufms.br/3woXR. Brasília: MEC, 2018. Acesso em: 9 dez. 2023.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Resolução CNE/CP n. 02/2019, de 20 de dezembro de 2019. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, p. 87-90, 10 de fevereiro de 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/UKhR4. Acesso em: 9 dez. 2023.
CAVALCANTE, Ricardo Bezerra; CALIXTO, Pedro. PINHEIRO, Marta Macedo Kerr. Análise de conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 24, n. 1, p. 13-18, jan./abr. 2014. Disponível em: https://link.ufms.br/BO1jM. Acesso em: 9 dez. 2023.
FANTIN, Monica. Mídia-educação no currículo e na formação inicial de professores. In: FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare (org.). Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus, 2012. p. 57-92.
FULLAN, Michael. Change forces: probing the depths of educational reform. Londres: The Falmer Press, 1993.
GOMES, Romeu. Análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecilia de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 67-80.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012.
MALHEIROS, Gustavo Taranto. Tecnologias digitais e prática docente: contextos de apropriação e trajetórias possíveis. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
PISCHETOLA, Magda. Inclusão digital e educação: a nova cultura da sala de aula. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, PUC, 2016.
RIEDNER, Daiani Damm Tonetto. Práticas pedagógicas e tecnologias digitais no ensino superior: formação inicial de professores e inovação na UFMS. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Disponível em: https://link.ufms.br/tvrpm. Acesso em: 9 dez. 2023.
RIEDNER, Daiani Damm Tonetto; PISCHETOLA, Magda. Tecnologias Digitais no Ensino Superior: uma possibilidade de inovação das práticas? Educação, Formação & Tecnologias, Portugal, v. 9, n. 2, 2016. Disponível em: https://link.ufms.br/V85RC. Acesso em: 9 dez. 2023.
ROMANÍ, Cristóbal Cobo. ¿Y si las nuevas tecnologías no fueran la respuesta? In: PISCITELLI, Alejandro; ADAIME, Iván; BINDER, Inés (org.). El proyecto Facebook y la Posuniversidad. Sistemas operativos sociales y entornos abiertos de aprendizaje. Buenos Aires: Ariel/Fundación Telefónica, 2010. p. 131-145.
SANTOS, Edméa. Mídias e tecnologias na educação presencial e à distância. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
UFMS. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Conselho de Ensino de Graduação. Resolução nº 106, de 4 de março de 2016. Aprova as Orientações Gerais para a Elaboração de Projeto Pedagógico de Curso de Graduação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 2016. Disponível em: https://link.ufms.br/f2yFA. Acesso em: 9 dez. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.