Concepções sobre tecnologias digitais nos currículos dos cursos de formação inicial de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e53780

Palavras-chave:

tecnologias digitais, projeto pedagógico de curso, currículo, formação inicial de professores, análise de conteúdo

Resumo

Este artigo focaliza o uso de tecnologias digitais nos cursos de formação inicial de professores com o objetivo de analisar as concepções sobre tecnologias digitais presentes nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura de uma Instituição Pública Federal de Ensino Superior. A metodologia adotada se pautou na análise temática de conteúdo. As percepções construídas a partir do referencial teórico e dos documentos oficiais permitem enxergar alguns pontos de atenção. Dentre eles, a necessidade da construção de práticas pedagógicas nos cursos de formação inicial de professores, que permitam aos professores em formação terem experiências de aprendizagem com uso de tecnologias digitais pautadas na criação, na autoria, no exercício da criatividade, na colaboração e no protagonismo docente.

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Biografia do Autor

Daiani Damm Tonetto Riedner, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Desde 2016 coordena o Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente (Edutec/UFMS). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2018). Atua nos temas de educação, mídias, tecnologias digitais, aprendizagem criativa, recursos educacionais abertos e educação a distância. 

Magda Pischetola, University of Copenhagen

Pesquisadora do projeto Teknosofikum na IT University de Copenhagen. Professora do departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, atua como colaboradora externa no programa de Pós-Graduação na área de mídias e tecnologias em educação. Entre 2014 e 2020 foi coordenadora do grupo de pesquisa ForTec - Formação docente e Tecnologias (www.fortecpucrio.org). Possui mestrado em Comunicação (2006) e doutorado em Educação pela Universitá Cattolica del Sacro Cuore de Milão, Itália (2010) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Sua área de pesquisa se concentra sobre as problemáticas da inclusão digital, a formação de professores e as práticas pedagógicas inovadoras com uso de tecnologias. Desde setembro de 2019 a Fevereiro de 2020 realizou estágio de Professora Visitante na University of Copenhagen e na Aalborg University CPH (Dinamarca) pelo projeto CAPES-Print.

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Publicado

2024-09-27

Edição

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Artigos