Significações de ensino de Filosofia no Currículo do Ensino Médio na produção de periódicos da área no período 2009-2019

Autores

  • Kleber Santos Chaves Secretaria de Educação do Estado da Bahia
  • Benedito Gonçalves Eugênio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54028

Palavras-chave:

filosofia, ensino de filosofia, currículo, ensino médio, teoria do discurso

Resumo

O presente artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, de metodologia qualitativa e de recorte bibliográfico, cujo título é Sentidos de ensino de filosofia no currículo para o ensino médio no período de 2009 a 2019, que objetivou revisar a produção da comunidade acadêmica do campo de ensino de filosofia nas obras e periódicos especializados no tema. Perseguimos os objetivos no recorte temporal, partindo da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, articulada ao emprego metodológico do contexto da produção de texto dos ciclos de política de Stephen Ball. A articulação dos elementos mencionados permitiu-nos concluir que persiste um antagonismo desse grupo com os discursos da comunidade filosófica e de outros momentos hegemônicos da realidade que dificulta a afirmação filosófica desse ensino no nível médio.

Biografia do Autor

Kleber Santos Chaves, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEn/UESB). Licenciado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia Nossa Senhora das Vitórias (IFNSV) e o Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR). Especialista Interdisciplinar em Estudos Sociais e Humanidades (UNEB). Atua como professor regente de Filosofia na rede de Educação básica do Estado da Bahia (SEC/BA). Integra o grupo de pesquisa Currículo, gênero e relações étnico-raciais (UESB/CNPq). Colabora como editor no Apoena, folheto didático de Ensino de Filosofia. Os interesses de pesquisa são principalmente: ensino de filosofia; políticas curriculares de Filosofia; Filosofia no Ensino médio.

Benedito Gonçalves Eugênio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2002), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando na graduação, no Programa de Pós-Graduação-Mestrado Acadêmico em Relações Étnicas e Contemporaneidade, do qual foi Vice-coordenador (2014-2016) e Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN- 2018). Foi docente do PPG Educação/UESB (2013-2014). Coordena, desde 2011, o curso de Especialização em Educação e Diversidade Étnico-cultural. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo (políticas e práticas pedagógicas para a educação básica), livro didático, educação das relações etnicorraciais, relações de raça e gênero na escola, ensino de língua portuguesa e educação escolar quilombola.

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Publicado

2023-11-30

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Artigos