Significações de ensino de Filosofia no Currículo do Ensino Médio na produção de periódicos da área no período 2009-2019
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54028Palavras-chave:
filosofia, ensino de filosofia, currículo, ensino médio, teoria do discursoResumo
O presente artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, de metodologia qualitativa e de recorte bibliográfico, cujo título é Sentidos de ensino de filosofia no currículo para o ensino médio no período de 2009 a 2019, que objetivou revisar a produção da comunidade acadêmica do campo de ensino de filosofia nas obras e periódicos especializados no tema. Perseguimos os objetivos no recorte temporal, partindo da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, articulada ao emprego metodológico do contexto da produção de texto dos ciclos de política de Stephen Ball. A articulação dos elementos mencionados permitiu-nos concluir que persiste um antagonismo desse grupo com os discursos da comunidade filosófica e de outros momentos hegemônicos da realidade que dificulta a afirmação filosófica desse ensino no nível médio.
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