A Práxis na Construção de um Projeto Político Pedagógico Freireano
um olhar sobre a Educação em Ciências
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e54248Palavras-chave:
projeto político pedagógico, tema gerador, Adolfo Sánchez Vázquez, Paulo FreireResumo
Neste estudo, foram analisadas as dimensões da práxis criadora e reflexiva na elaboração de um Projeto Político Pedagógico (PPP) pautado pela perspectiva freireana. Para tanto, foi realizado um curso de formação de educadoras, envolvendo a comunidade local e escolar do município, com foco na obtenção de Temas Geradores. As informações, obtidas por meio de videogravações dos encontros com moradores e educadoras, foram examinadas mediante a análise textual discursiva, com base nas categorias: a) A práxis reflexiva no processo de compreensão das demandas da comunidade do Iguape; b) A práxis criadora no trabalho coletivo de construção do PPP da Escola Padre Giuseppe Bonomi. Destaca-se que a práxis reflexiva e a criadora são indissociáveis em um PPP humanizador, pois estão relacionadas ao desenvolvimento da consciência dos sujeitos e à dialeticidade do trabalho coletivo entre escola e comunidade na superação de demandas locais.
Referências
Aguiar, Denise. A pedagogia do oprimido na escola contemporânea: desafios e perspectivas. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 174-196, jan./mar. 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/39561. Acesso em: 1.º maio 2021.
Archanjo Jr., Miguel Guilhermino; Gehlen, Simoni Tormöhlen. A tecnologia social e sua contribuição para a educação em ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, p. 345-374, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u345374. Acesso em: 10 jan. 2021.
Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Interdisciplinaridade no município de São Paulo. Brasília: Inep, 1994.
Centa, Fernanda; Muenchen, Cristiane. O despertar para uma cultura de participação no trabalho com um tema gerador. Alexandria: Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 263-291, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p263. Acesso em: 4 abr. 2020.
Delizoicov, Demétrio. Concepção problematizadora do ensino de ciências na educação formal. 1982. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1982.
Delizoicov, Demétrio. Conhecimento, tensões e transições. 1991. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.
Delizoicov, Demétrio; Angotti, José André; Pernambuco, Marta Maria. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.
Freire, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
Freire, Paulo. Educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1995.
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Freire, Paulo. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo, Cortez, 2001.
Gadotti, Moacir. Pedagogia da práxis. Prefácio de Paulo Freire. 2. ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 1998.
Gadotti, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
Gadotti, Moacir. Escola cidadã. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
Gandin, Danilo. Planejamento como prática educativa. 7. ed. São Paulo: Loyola, 1994.
Gandin, Danilo. A posição do planejamento participativo entre as ferramentas de intervenção na realidade. Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 1, p. 81-95, jan./jun. 2001. Disponível em: https://biblat.unam.mx/pt/revista/curriculo-sem-fronteiras/articulo/a-posicao-do-planejamento-participativo-entre-as-ferramentas-de-intervencao-na-realidade. Acesso em: 8 maio 2021.
Gehlen, Simoni Tormöhlen; Solino, Ana Paula; Santos, Jefferson da Silva; Milli, Júlio Cesar Lemos (org.). Paulo Freire no ensino de ciências: trajetórias formativas na Costa do Cacau da Bahia. Curitiba: CRV, 2021.
Gramsci, Antonio. A concepção dialética da história. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
Konder, Leandro. O futuro da filosofia da práxis: o pensamento de Marx no século XXI. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
Lambach, Marcelo. Formação permanente de professores de química da EJA na perspectiva dialógico-problematizadora freireana. 2013. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
Lima, Josenilda Assunção. A abordagem temática freireana na elaboração de um projeto político-pedagógico configurado como práxis criadora. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2019.
Lima, Josenilda Assunção; Solino, Ana Paula; Gehlen, Simoni Tormöhlen . A investigação temática na elaboração de um projeto político-pedagógico humanizador. Currículo sem Fronteiras, v. 19, p. 1379-1409, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v19.n3.33. Acesso em: 8 maio 2021.
Madureira, Cristiane Aparecida. O ato de ensinar Ciências: limites e possibilidades da prática pedagógica em sua relação com as diferentes concepções de práxis. 2019. Dissertação. (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019.
Milli, Júlio César Lemos; Solino, Ana Paula; Gehlen, Simoni Tormöhlen . A análise textual discursiva como uma bússola praxiológica à perspectiva freireana de educação. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 8, p. 739-767, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.19.373. Acesso em: 4 maio 2023.
Moraes, Roque; Galiazzi, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2011.
Padilha, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
Pio, Paulo; Carvalho, Sandra; Mendes, José. Práxis e prática educativa em Paulo Freire: Reflexões para a formação e a docência. In: Farias, Isabel Maria Sabino et al. (org.). Didática e prática de ensino na relação com a formação de professores. v. 2. Fortaleza: EdUECE, 2015. p. 5770-5781.
Pontuschka, Nidia Nacib. Ousadia no diálogo: interdisciplinaridade na escola pública. São Paulo: Loyola, 1993.
Saul, Ana Maria. São Paulo’s education revisited. In: Freire, Paulo (org.). Pedagogy of the city. New York: The Continuum Plublishing, 1993. p. 145-165.
Severino, Antônio Joaquim. Filosofia. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
Silva, Antônio Fernando. A construção do currículo na perspectiva popular crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas. 2004. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Sobreira, Milene. Práxis e construção do conhecimento nos estudos sobre pedagogia da alternância. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2013.
Sousa, Polliane Santos de; Bastos, Ana Paula Solino; Figueiredo, Priscila Silva de; Gehlen, Simoni Tormöhlen. Investigação temática no contexto do ensino de ciências: relações entre a abordagem temática freireana e a práxis curricular via tema gerador. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 7, p. 155-177, nov. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38222. Acesso em: 2 maio 2021.
Souza, Anderson; Carvalho, Jaciara. “Situação-limite”, “ato-limite” e “inédito viável”: categorias atuais para problematizar a percepção da realidade. Revista e-Curriculum, v. 16, p. 1288-1308, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/39282. Acesso em: 2 maio 2021.
Stuani, Geovana. Abordagem temática freireana: uma concepção de formação permanente dos professores de ciências. 2016. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
Torres, Juliana; Gehlen, Simoni; Muenchen, Cristiane; Gonçalves, Fábio; Lindemann, Renata; Gonçalves, Fernanda. Ressignificação curricular: contribuições da investigação temática e da análise textual discursiva. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8, p. 1-13, 2008. Disponível em: http://www.cienciamao.usp.br/dados/rab/_resignificacaocurricular.artigocompleto.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.
Vasconcellos, Celso. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 17. ed. São Paulo: Libertad, 2007.
Vázquez, Adolfo. Filosofía de la praxis. México: Siglo Veintiuno, 1980.
Viegas, Moacir Fernando. Trabalhando todo o tempo: sobrecarga e intensificação no trabalho de professoras da educação básica. Educação e Pesquisa, v. 48, e244193, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248244193. Acesso em: 23 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.