Praxis en la Construcción de un Proyecto Político Pedagógico Freirean

uno mira a la Educación Científica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e54248

Palabras clave:

proyecto político pedagógico, tema generador, Adolfo Sánchez Vázquez, Paulo Freire

Resumen

En este estudio se analizaron las dimensiones de la praxis creativa y reflexiva en la elaboración de un Proyecto Político Pedagógico (PPP) a partir de la perspectiva de Freire. Para ello, se realizó un curso de formación de educadores, involucrando a la comunidad local ya la escuela del municipio, con foco en la obtención de Temas Generadores. Las informaciones, obtenidas a través de videograbaciones de encuentros con pobladores y educadores, fueron analizadas mediante Análisis Textual Discursivo, a partir de las categorías: a) praxis reflexiva en el proceso de comprensión de las demandas de la comunidad Iguape; b) La praxis creativa en el trabajo colectivo de construcción del PPP en la Escuela Padre Giuseppe Bonomi. Se destaca que la praxis reflexiva y creativa son inseparables en un PPP humanizador, en tanto se relacionan con el desarrollo de la conciencia de los sujetos y con la dialéctica de el trabajo colectivo entre escuela y comunidad en la superación de las demandas locales.

Biografía del autor/a

Josenilda Assunção Lima, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Licenciada em Física e mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Integrante do Grupo de Estudos em Abordagem Temática no Ensino de Ciências (GEATEC)

Jefferson da Silva Santos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduado em Licenciatura plena em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Mestre em Educação em Ciências (PPGEC/UESC). Especialista em Filosofia e História das Ciências (UNYLEYA). Doutorando em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT/UFSC). Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Abordagem Temática no Ensino de Ciências (GEATEC/UESC) e do Grupo de Investigação no Ensino de Química (GIEQ/UFSC). Possui experiência na área do ensino de filosofia para educação básica. Tem interesse nas seguintes subáreas: Ética, Axiologia, Ensino de Ciências, Filosofia da Ciência, Filosofia da Tecnologia e Filosofia da Educação. Realiza pesquisas sobre a utilização da Abordagem Temática Freireana no contexto da Educação em Ciências, a importância dos valores em propostas pedagógicas libertadoras, a dimensão axiológica da ciência, tecnologia e educação.

Ana Paula Solino, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus,BA (2011), mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié,BA (2013), doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e pós doutorado em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências da UESC. É professora efetiva da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus do Sertão, atuando na área de Didática e Práticas de Ensino. Atua no Programa de Pós Graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP), Campus de Arapiraca-AL. É coordenadora do Grupo de Estudos/Pesquisa sobre Abordagem Freireana em Ambientes Escolares (GEAFAE/UFAL) com interesse em pesquisas na área de Educação e Ensino de Ciências, com foco na reconstrução de currículos escolares com viés crítico, democrático e significativo baseados em Paulo Freire e estudos que envolvam práticas investigativas de ensino de ciências com crianças, tendo como pressupostos a perspectiva histórico-cultural.

Simoni Tormohlen Gehlen, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Possui graduação em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Tem experiência na área de Ensino de Ciências/Física, com ênfase em inovações curriculares, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem Temática, Aproximações entre as ideias de Lev S. Vygotsky e Paulo Freire. Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Abordagem Temática no Ensino de Ciências (GEATEC/UESC), composto por alunos de graduação em Física Licenciatura, alunos do Mestrado em Educação em Ciências (PPGEC/UESC) da área de Biologia, Química, Filosofia e Pedagogia, e professores da rede estadual da região de Ilhéus-Itabuna (site do grupo: https://geatecuesc8.wixsite.com/geatec). Tem atuado na formação inicial e continuada de professores de Ciências, em especial, no desenvolvimento de processos formativos de professores em parceria com escolas e Secretarias Municipais e/ou Estaduais de Educação em diversos municípios da região da Costa do Cacau, sul da Bahia. Foi coordenadora do Programa de pós-graduação em Educação em Ciências, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no período de 2015-2017. Foi membro da Comissão de Pesquisa em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física (CAPEF-SBF), no período de 2019-2021. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (UESC-BA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (UESB-BA - Jequié).

Citas

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Publicado

2024-05-01

Número

Sección

Artigos