Currículo, Protagonismo Surdo e Emancipação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p302-318

Palavras-chave:

educação, currículo, ser surdo, protagonismo surdo, autoria surda

Resumo

O presente Artigo tem como objetivo discutir como o Protagonismo Surdo considerado central no Currículo podem contribuir para o processo de conscientização do Sujeito Surdo, rompendo com lógicas impostas por construções históricas, culturais e políticas. Tendo como referência uma educação crítica e democrática que considere a participação efetiva do Surdo essencial, são apresentadas referências bibliográficas que embasam as reflexões sobre a relevância de significar a diferença linguística, cultural e epistemológica da Comunidade Surda como garantia do direito de exigência digna do Sujeito Surdo.

Biografia do Autor

Mara Lopes Figueira de Ruzza, Prefeitura Municipal de São Paulo

Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Supervisor Escolar da Prefeitura Municipal de São Paulo.

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Publicado

2022-03-30

Edição

Seção

Dossiê Temático CURRÍCULO, DIVERSIDADE E DIFERENÇAS CULTURAIS