Relação entre equidade de gênero no ensino superior e desenvolvimento (tecnológico), em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p100-127Palavras-chave:
gênero, desenvolvimento socioeconômico, CNEASResumo
O artigo analisa de que forma o desenvolvimento (tecnológico) afeta a participação das mulheres nas matrículas em áreas específicas de Ciências da Natureza, Engenharia, Agricultura e Saúde (CNEAS) do ensino superior, com base em indicadores socioeconômicos. Combinando duas fontes de dados nacionais: números do censo provincial e nacional do Instituto Nacional de Estatística/INE (2007; 2015; 2017a) e dados do Ministério da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP), entre 2010 e 2015, estima-se a presença das mulheres em áreas específicas como tecnologia da informação, engenharia e saúde. Os resultados revelam maior participação das mulheres na capital Maputo; os indicadores de desenvolvimento socioeconômico e urbanização são preditores positivos à maior participação das mulheres nos cursos de saúde, mas preveem negativamente sua atuação em tecnologias de informação e engenharias.
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