Relação entre equidade de gênero no ensino superior e desenvolvimento (tecnológico), em Moçambique

Autores

  • Telma Amorgiana Fulane Tambe Universidade Federal de Mato Grosso/Escola Secundaria Gwaza_Muthini_Moçambique https://orcid.org/0000-0001-6467-2621
  • Candida Soares da Costa Universidade Federal de Mato Grosso https://orcid.org/0000-0002-2371-6605
  • António Cipriano Parafino Gonçalves Universidade Eduardo Mondlane

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p100-127

Palavras-chave:

gênero, desenvolvimento socioeconômico, CNEAS

Resumo

O artigo analisa de que forma o desenvolvimento (tecnológico) afeta a participação das mulheres nas matrículas em áreas específicas de Ciências da Natureza, Engenharia, Agricultura e Saúde (CNEAS) do ensino superior, com base em indicadores socioeconômicos. Combinando duas fontes de dados nacionais: números do censo provincial e nacional do Instituto Nacional de Estatística/INE (2007; 2015; 2017a) e dados do Ministério da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP), entre 2010 e 2015, estima-se a presença das mulheres em áreas específicas como tecnologia da informação, engenharia e saúde. Os resultados revelam maior participação das mulheres na capital Maputo; os indicadores de desenvolvimento socioeconômico e urbanização são preditores positivos à maior participação das mulheres nos cursos de saúde, mas preveem negativamente sua atuação em tecnologias de informação e engenharias.

Biografia do Autor

Telma Amorgiana Fulane Tambe, Universidade Federal de Mato Grosso/Escola Secundaria Gwaza_Muthini_Moçambique

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso_Progragrama de Pós-graduação em Educação e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Relações Raciais e Educação (Nepre).

Candida Soares da Costa, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação, Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (nível Mestrado e Doutorado) e coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Relações Raciais e Educação (Nepre).

António Cipriano Parafino Gonçalves, Universidade Eduardo Mondlane

Doutor em Educação, Professor Auxiliar à Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane, Programa de Pós-graduação em Educaçã (nivel de Mestrado e Doutorado), onde é o respectivo Director

Referências

AMUNGA, Jane; MUSASIA, Amadalo Maurice; JULIUS, Maiyo. Gender and regional disparities in enrolment and academic achievement in Kenya: implications for education planning. Probl. Educ. 21st Century, v. 23, p. 10-19, jul. 2010. Disponível em: https://journals.indexcopernicus.com/search/article?articled=2594589. Acesso em: 6 maio 2021.

BANCO MUNDIAL. Financiamento do ensino superior em África. Washington: BM, 2010.

BECKER, Alex Jenero et al. Noções básicas de programação em MATLAB. Santa Maria, 2010.

BLOOM, David; CANNING, David; CHAN, Kevin. Higher Education and Economic Development in Africa Massachusetts. Cambridge: Harvard University, 2006.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Reproduction in education, society and culture. London: Sage, 1977.

CECH, Erin A. The self-expressive edge of occupational sex segregation. Am. J. Soc., v. 119, n. 3, p. 749-789, nov. 2013. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/10.1086/673969. Acesso em: 22 abr. 2020.

CECI, Stephen J.; WILLIAMS, Wend M.; BARNETT, Susan M. Women’s under representation in science: sociocultural and biological considerations. Psychological Bulletin, v. 135, p. 218-261, 2009.

CHARLES, Maria. Venus, mars, and math: gender, societal affluence, and eighth, graders aspirations for STEM. Socius, v. 3, p. 1-16, mar. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1177/2378023117697179. Acesso em: 16 jun. 2021.

CHARLES, Maria; BRADLEY, Karen. Equal but separate? A cross-national study of sex segregation in higher education. Am. Soc. Rev., v. 67, n. 14, p. 573-599, ago. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.2307/3088946. Acesso em: 20 abr. 2021.

CHARLES, Maria; BRADLEY, Karen. Indulging our gendered selves? Sex segregation by field of study in 44 countries. Am. J. Soc., v. 114, n. 4, p. 924-976, jan. 2009. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/10.1086/595942?seq=1. Acesso em: 18 abr. 2020.

CHEA, Phal. Does higher education expansion in Cambodia make access to education more equal? International Journal of Educational Development, v. 70, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2019.102075. Acesso em: 26 maio 2021.

CHISAMYA, Grace; DEJAEGHERE, Joan G.; KENDALL, Nacy. Gender and education for all: progress and problems in achieving equity. Int. J. Educ., v. 32, n. 6, p. 743-755, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2011.10.004. Acesso em: 18 abr. 2020.

COHEN, Barney. Urbanization in developing countries: current trends, future projections, and key challenges for sustainability. Technology in Society, v. 28, n. 1-2, p. 63-80, jan./abr. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2005.10.005. Acesso em: 18 abr. 2020.

ELSE-QUEST, Nicole, M. et al. Gender differences in temperament: a meta-analysis. Psychological Bulletin, v. 132, p. 33-72, jan. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1037//0033-2909.132.1.33. Acesso em: 12 jun. 2021.

ECCLES, Jacquelynne S.; JACOBS, Janes E.; HAROLD, Ren D. Gender role stereotypes, expectancy effects, and parents socialization of gender differences. Journal of Social Issues, v. 46, p. 183-201, 1990. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1540-4560.1990.tb01929.x. Acesso em: 16 jun. 2021.

ESCOBAL, Javier; TORERO, Máximo. Adverse geography and differences in welfare. In: VENABLES, Anthony J. (ed.). Spatial inequality and development. Oxford: Oxford University Press, 2005. p. 236-348.

FARRANT, John H.; AFONSO, Lioudmila M. Strategic planning in African universities: how relevant are Northern models? Higher Education Policy, v. 10, n. 1, p. 23-30, 1997. Disponível em: https//:www.10.1016/s0952-8733(96)00032-3. Acesso em: 24 jan. 2020.

FERRÃO, Maria Eugénia. School effectiveness research findings in the Portuguese speaking countries: Brazil and Portugal. Educ. Res. Policy Pract., v. 13, n. 1, p. 3-24, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1007/s10671-013-9151-7. Acesso em: 23 out. 2019.

FMI. Fundo Monetário Internacional. República de Moçambique: Relatório do corpo técnico sobre as consultas de 2015. Disponível em: https://www.imf.org. Acesso em: 22 abr. 2020.

FREHILL, Lisa M.; ABREU, Alice; ZIPPEL, Kathrin. Gender, science, and occupational sex segregation. In: PEARSON, Joe W.; FREHILL, Lisa M.; MCNEELY, Connie L. (Ed.). Advancing women in science: an international perspective. New York: Springer Internacional Publishing, 2015. p. 51-92.

FRYER JR., Roland G.; LEVITT, Steven D. An empirical analysis of the gender gap in mathematics. Am. Econm. J. Appl. Econ., v. 2, n. 2, p. 210-240, abr. 2010. Disponível em: https://doi.org/101257/app.2.2.210. Acesso em: 22 abr. 2020.

FUSE, Kana; CRENSHAW, Edward M. Gender imbalance in infant mortality: a cross-national study of social structure and female infanticide. Social Sciencie, v. 62, n. 2, p. 360-374, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.socsimed.2005.06.006. Acesso em: 9 abr. 2021.

HIRATA, Helena; KERGOAT, Daniele. Novas configurações da divisão sexual do trabalho. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, set./dez. 2007. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/344. Acesso em: 16 jun. 2021.

INE. Instituto Nacional de Estatística. III recenseamento geral da população e habitação. Maputo: INE, 2007.

INE. INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA. Relatório final do Inquérito ao Orçamento Familiar: IOF – 2014/15. Maputo: INE, 2015.

INE. Instituto Nacional de Estatística. Inquérito de indicadores de imunização, malária e HIV/SIDA em Moçambique. 2016. Disponível em: https://www.reseachegate.net/publication/316629171_HIVAIDS_key_indicator_Report_Mozambique_IMASIDA_2015. Acesso em: 23 abr. 2020.

INE. Instituto Nacional de Estatística. IV Recenseamento Geral da População e Habitação. Maputo: INE, 2017.

KANAGAWA, Makoto.; NAKATA, Toshihiko. Assessment of access to electricity and socioeconomic impacts in rural areas of developing countries. Energy Policy, v. 36, n. 6, p. 236-249, Apr. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.enpol.2008.01.041. Acesso em: 15 abr. 2020.

KHURSHID, Ayesha. Does education empower women? The regulated empowermwnt of parhi likhi women in Pakistan. Anthropology & Education, v. 48, n. 3, p. 252-268, Sep. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.111/aeq.12198. Acesso em: 29 maio 2021.

LANGA, Patrício Vitorino. Alguns desafios do ensino superior em Moçambique: do conhecimento experiencial à necessidade de produção de conhecimento científico. In: BRITO, Luís de (Ed.). Desafios para Moçambique, 2014. Maputo: IESE, 2014. p. 365-395.

LETA, Jacqueline. As mulheres na ciência brasileira: crescimento, contrastes e um perfil de sucesso. Estudos Avançados, v. 17, n. 49, p. 271-283, dez. 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-40142003000300016. Acesso em: 20 maio 2021.

LIMA, Betina S. Teto de vidro ou labirinto de cristal? As margens femininas das ciências. 2008. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

LIMA, Betina S. O labirinto de cristal: as trajetórias das cientistas na física. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 21, n. 3, p. 883-903, set./dez. 2013. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2013000300007. Acesso em: 20 maio 2021.

LOPES, Marta Júlia. Pensando mulher, saúde e trabalho no hospital. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 34-36, 1992. Disponível em: https://mc04.manusriptcentral.com/rgenf-scielo. Acesso em: 15 jun. 2021.

MARALANI, Vida. The changing relationship between family size and educational attainment over the course of socioeconomic development: evidence from Indonesia. Demography, v. 45, n. 3, p. 693-717, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1353/dem.0.0013. Acesso em: 23 abr. 2021.

MARGINSON, Simon. Global stratification in higher education. In: SLAUGHTER, Sheila; TAYLOR, Barrett Jay (Ed.). Higher Education, Stratification and Workforce Development: Competitive Advantage in Europe, the US and Canada. Springer: Cham, 2016. p. 13-34.

MCTESTP-DNES. Dados estatísticos sobre o ES em Moçambique, 2015. Maputo: DNES-MCTESTP, 2016.

MEDH. Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano. Dados estatísticos sobre o ensino superior em Moçambique 2013. Maputo: MEDH, 2014.

MIGUEL, Lucas Lavo António Jimo; TAMBE, Telma Amorgiana Fulane; COSTA, Candida Soares da. Examining expansion and trends in higher education in Mozambique, Africa. High Educ., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10734-020-00666-4. Acesso em: 21 jun. 2021.

MINED. Ministério da Educação. Plano Estratégico do Ensino Superior (PEES) 2012 – 2020. Maputo: MINED, 2012.

MINISTÉRIO DA ECONOMIA E FINANÇAS. Pobreza e bem-estar em Moçambique: quarta avaliação nacional da pobreza. Maputo: Ministério da Economia e Finanças, 2016.

MOHAMEDBHAI, Goolam. Massification in higher education institutions in Africa: causes, consequences and responses. Int. J. Afr. Higher Educ., v. 1, n. 1, p. 60-83, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.6017/ijahe.v1i1.5644. Acesso em: 9 abr. 2021.

MOK, Ka Ho; WONG, Yu Cheung.; ZHANG, Xuafeng. When marketisation and privatisation clash with socialist ideals: educational inequality in Urban China. Int. J. Educ. Dev., v. 29, n. 5, p. 505-512, 2009. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.ijedudev.2009.04.011. Acesso em: 11 fev. 2021.

NAÇÕES UNIDAS. Proposta de grupo de trabalho aberto para o Desenvolvimento Sustentável e Metas (N A/68/970). Paris: Nações Unidas, 2015. Disponível em: http://www.undocs.org/. Acesso em: 12 out. 2019.

NING, Bo et al. Regional inequality in reading performance: an exploration in Belgium. Sch. Eff. Sch. Improv., v. 27, n. 4, p. 642-668, jun. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/09243453.2016.1202842. Acesso em: 16 out. 2019.

OKETCH, Moses O. The emergence of private university education in Kenya: trends, prospects, and challenges. International Journal of Educational Development, v. 24, n. 2, p. 119-136, 2004. Disponível em: https://www.doi:10.1016/j.ijedudev.2003.10.005. Acesso em: 4 nov. 2019.

ONWUAMEZE, Nkechi Catherine. Educational Opportunity and Inequality in Nigeria: Assessing Social Background, Gender and Regional Effects. 2013. Dissertation (PHD) – University of Iowa, Iowa, 2013.

PADILHA, Maria Coelho de Souza. A mulher/enfermeira nos âmbitos doméstico-familiar e público: uma abordagem teórico contextual. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 15, n.1/2, p. 5-12, dez. 1994. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0080-6234199502900300246. Acesso em: 16 jun. 2021.

PNUD – Programa das Nações Unidas para a População. Relatório do Desenvolvimento Humano. New York: PNUD, 2015.

PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano. Maputo, 2017.

RIDGEWAY, Cecilia L. Framed by gender: how gender inequality persists in the modern world. Oxford: Oxford University Press, 2011.

ROLLESTON, Caine; OKETCH, Moses, O. Educational expansion in Ghana: Economic assumptions and expectations. International Journal of Educational Development, v. 28, n. 3, p. 320-339, 2008. Disponível em: http://www.doi:10.1016/j.ijedudev.2007.05.006. Acesso em: 12 nov. 2019.

SCHIEBINGER, Londa. O feminismo mudou a ciência? Bauru: EDUSC, 2001.

SIBIANO, Pergiacomo; AGASISTI, Tommaso. Efficiency and heterogeneity of public spending in education among Italian regions. J. Public Aff., v. 13, n. 1, p. 12-22, 2013. Disponível em: http://www.dx.doi.org/10.1002/pa.1404. Acesso em: 22 jan. 2020.

SIKORA, Joanna; POKROPEK, Artur Gender career expectations of students: perspectives from PISA 2006. Paris: OECD, 2011.

SPENCER, Steven J.; STEELE, Claude M.; QUINN, Diane M. Stereotype threat and women’s math performance. J. Exp. Soc. Psychol, v. 35, n. 1, p. 4-28, 1999. Disponível em: https://www.doi.org/10.1006/jesp.1998. 1373. Acesso em: 15 abr. 2020.

TABAK, Fanny. O laboratório de Pandora. Estudos sobre a ciência no feminino. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.

TESEMA, Melaku Tesfa; BRAEKEN, Johan. Regional in inequalities and gender differences in academic achievement as a function of education opportunities: evidence from Ethiopia. International Journal of Education Development, v. 60, p. 51-59, May 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2017.10.023. Acesso em: 29 abr. 2020.

UNESCO – MOÇAMBIQUE. Relatório anual de 2017. Maputo: Escritório da UNESCO em Maputo, 2018. Disponível em: http://www.unesdoc.unesco.org. Acesso em: 22 abr. 2020.

UNESCO; UNICEF. Prevendo a educação na agenda pós-2015: consulta temática sobre educação na agenda de desenvolvimento pós-2015. Compare J. Comp. Int. Educ., v. 43, n. 6, p. 791-799, 2013.

UNESCOPRESS. Fórum Mundial da Educação adota declaração sobre o futuro da educação. 2015. Disponível em: http://www.unesco.or/new/en/media-services/singleview/noticias/worldeducacionforumadoptsdeclarationontheofeducation. Acesso em: 22 fev. 2021.

UNFPA – Moçambique. Igualdade de género e empoderamento da mulher em Moçambique. Maputo, 2005.

UNFPA – Moçambique. Suplemento do relatório sobre o estado da população mundial, 2017 – Moçambique. Maputo: UNFPA, 2017. Disponível em: https://www.mozambique.unfpa.org. Acesso em: 23 abr. 2020.

WATKINS, Thomas, B. K. Human development report 2006 – beyond scarcity: power poverty and the global water crisis. New York: United Nations Human Development Report Office, 2006. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfmabstract_id=2294691. Acesso em: 25 abr. 2020.

WATT, Helen M. et al. Gendered motivational processes affecting high school mathematics participation, educational aspirations, and career plans: a comparison of samples from Australia, Canada, and the United States. Dev. Psychol., v. 48, n. 6, p. 1594-1611, nov. 2012. Disponível em: https://org.doi/10.1037/a0027838. Acesso em: 14 maio 2020.

ZAVALE, Nelson et al. Decision-making in African universities demands rigorous data: Evidence from graduation rates at Eduardo Mondlane University in Mozambique. International Journal of Educational Development, v. 52, p. 122-134, 2017. Disponível em: https://www.doi:10.1016/j.ijedudev.2016.10.010. Acesso em: 12 nov. 2019.

ZAVALE, Nelson; MACAMO, Elísio. How and what knowledge do universities and academics transfer to industry in African low-income countries? Evidence from the stage of university-industry linkages in Mozambique. International Journal of Educational Development, Elsevier, v. 49(C), p. 247-261, 2016. Disponível em: https://org.doi/10.1016/j.ijedudev.2016.04.001. Acesso em: 29 abr. 2020.

ZHI-FANG, He. urbanization plays great roles in the defining the scale of higher education. Urban Stud, v. 4, n. 9, p. 20-36, 2001.

Downloads

Publicado

2022-03-30

Edição

Seção

Dossiê Temático CURRÍCULO, DIVERSIDADE E DIFERENÇAS CULTURAIS