A Diversidade Cultural no Currículo da Rede Municipal de Ensino de Guanambi/BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1442-1463

Palavras-chave:

currículo, diversidade cultural, educação intercultural crítica.

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou analisar como a diversidade cultural é contemplada no currículo da Rede Municipal de Ensino de Guanambi/BA. Trata-se de um estudo qualitativo, o qual teve como fonte de dados a Proposta Curricular da rede e entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco professoras. Os dados foram produzidos por meio da técnica de análise de conteúdo na modalidade temática, cujos procedimentos demonstraram que a concepção da diversidade cultural no currículo analisado ainda é vinculada a uma visão liberal, havendo uma prevalência de mecanismos padronizadores no ensino, condição a qual revela que o currículo ainda é articulado segundo a universalização do conhecimento, evidenciando a emergência de uma educação intercultural crítica.

Biografia do Autor

Marinete da Frota Figueredo, Rede Municipal de Ensino de Guanambi/BA

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Paulo Freire da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII. Professora da Rede Municipal de Ensino de Guanambi/BA.

Dinalva de Jesus Santana Macêdo, Universidade do Estado da Bahia (UNEB);Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb); Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED-Uesb).

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Publicado

2022-12-28

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Artigos