Educação e diversidade nas percepções de professores e gestores escolares
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p40-69Palavras-chave:
escola inclusiva, educação e diversidade, gestão escolar, percepções docentes, diversidade e diferençaResumo
Buscou-se analisar percepções de professores de História e de gestores de escolas públicas sobre a relação entre educação e diversidade, bem como sobre escola inclusiva. Em perspectiva qualitativa, pautou-se em pesquisa bibliográfica e realização de entrevistas analisadas à luz de Bardin (2011). Teoricamente, fundamentou-se em Chartier (1990) e em Charlot (1979, 2012, 2020). Para além da esfera cultural, diversidade não se confunde com diferenças, assim, considera origens, permanências e implicações das desigualdades. As percepções dos profissionais demonstraram a necessidade de apropriação dos fundamentos da educação inclusiva e das atuais discussões acadêmicas, políticas públicas e diretrizes curriculares sobre diversidade, bem como aprofundamento de processos formativos tendo em vista mudanças em percepções e práticas profissionais materializadas no currículo.
Referências
ABRAMOWICZ, Anete; RODRIGUES, Tatiane C.; CRUZ, Ana C. J. da. A diferença e a diversidade na educação. Contemporânea, São Carlos, n. 2, p. 85-97, jul.-dez. 2011. Disponível em: https://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/38/20. Acesso em: 05 fev. 2021.
ALMEIDA, Sabrina A. de; NAIFF, Luciene A. M. Inclusão educacional nas representações sociais de professores e estudantes de magistério. Pesquisas e práticas psicossociais, São João del-Rei, v. 6, n. 1, p. 29-38, jan.-jul./2011. Disponível em: https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume6_n1/Almeida_%26_Naiff.pdf. Acesso em: 11 mar. 2021.
BADALOTTI, Rosana M.; TONDIM, Celso F. Representações de profissionais da educação sobre sexualidade e gênero. Revista Ibero-americana de Educação, v. 69, n. 2, p. 167-182, 2015. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/144/261. Acesso em: 08 fev. 2021.
BARBOSA, Eveline T.; SOUZA, Vera L. T. de. A vivência de professores sobre o processo de inclusão: um estudo da perspectiva da psicologia histórico-cultural. Revista Psicopedagogia. [online]. V. 27, n. 84, p. 352-362, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v27n84/v27n84a05.pdf. Acesso em: 28 jan. 2021.
BARBOSA, Luciana U.; FOLMER, Vanderlei. Facilidades e dificuldades da educação sexual na escola: percepções de professores da educação básica. REVASF, Petrolina, v. 9, n. 19, p. 221-243, mai.ago./2019. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/515/355. Acesso em: 12 mar. 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.
BITTAR, Eduardo C. B. Reconhecimento e direito à diferença: teoria crítica, diversidade e a cultura dos direitos humanos. Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, v. 104, p. 551-565, jan.-dez/2009. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67869/70477. Acesso em: 24 fev. 2021.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 1994.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Temas Transversais. Brasília: MEC/SEB, 1998.
BRASIL. Lei 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 28 nov. 2020.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. Brasília: Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, 2004.
BRASIL. Diretrizes para a Implantação do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. Brasília: Ministério da Saúde/MEC, 2005.
BRASIL. Orientações, e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília: Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006.
BRASIL. Marco teórico e referencial saúde sexual e saúde reprodutiva de adolescentes e jovens. Brasília: Ministério da Saúde, 2007a.
BRASIL. Saúde e prevenção nas escolas: guia para a formação de profissionais de saúde e educação. Brasília: Ministério da Saúde, 2007b.
BRASIL. Política nacional de atenção integral à saúde de adolescentes e jovens. Brasília: Ministério da Saúde, 2007c.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial, 2008.
BRASIL. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: MEC/SECAD/SEPPIR, 2009a. Disponível em: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/diretrizes_curric_educ_etnicoraciais.pdf. Acesso em: 05 out. 2020.
BRASIL. Pesquisa Nacional Diversidade na escola: sumário executivo. Brasília: MEC; SECAD; INEP, 2009b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/sumario_diversidade.pdf. Acesso em: 20 nov. 2020.
BRASIL. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação ambiental. Brasília: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, 2012.
BRASIL. Decreto nº. 7.611. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências, de 17 de novembro de 2011. Brasília, 2011.
BRASIL. Saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 julho de 2015, Lei da Inclusão da Pessoa com deficiência. Brasília: Congresso Nacional, 2015.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 28 nov. 2020.
CANTARELLI, Juliana M.; GENRO, Maria Elly H. Professores e diversidade na sala de aula: desconstruindo preconceitos e potencializando cidadania. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 2, p. 280-297, mai./ago. 2016. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/5243. Acesso em: 03 jan. 2021.
CASTRO, Mary G.; ABRAMOVAY, Miriam. Relações raciais na escola: reprodução de desigualdades em nome da igualdade. Brasília: UNESCO, INEP, Observatório de Violências nas Escolas, 2006.
CAVALLEIRO, Eliane dos S. Discursos e práticas racistas na educação infantil: a produção da submissão social e do fracasso escolar. In: QUEIROZ, Delcele Mascarenhas et al. (Orgs.). Educação, racismo e anti-rascismo. Salvador: Novos Toques, n. 4, 2000. p. 193-219.
CHARLOT, Bernard. A mistificação pedagógica. Tradução Maria José do Amaral Ferreira. São Paulo: Cortez, 1979.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2013.
CHARLOT, Bernard. Educação ou barbárie. São Paulo: Cortez, 2020.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; Lisboa: Difel, 1990.
CILIATO, Fernanda L. G.; SARTORI, Jerônimo. Pluralidade cultural: os desafios aos professores em frente da diversidade cultural. Revista Monografias Ambientais, São Gabriel, v. 14, p. 65-78, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/20639/pdf. Acesso em: 16 dez. 2020.
COSTA, Ana Paula et al. Sexualidade, gênero e educação: novos olhares. Revista Ibero-americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 4, n. 1, 2009. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2691. Acesso em: 19 fev. 2021.
FELICIANO, Lucélia S. História e relações étnico-raciais na Escola Estadual Potiguassu: raízes e ramificações da lei 10639/2003. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
FURLANETTO, Milene F. et al. Educação sexual em escolas brasileiras: revisão sistemática da literatura. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 48 n.168 p.550-571 abr./jun. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/FnJLpCKWxMc4CMr8mHyShLs/abstract/?lang=pt. Acesso em: 13 jan. 2021.
GOMES, Cláudia; REY, Fernando L. G. Inclusão escolar: representações compartilhadas de profissionais da educação acerca da inclusão escolar. Psicologia, Ciência e Profissão, Brasília, v. 27, n. 3, p. 406-417, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/zwQQT4y4bfGCgYGbJDnJ55N/abstract/?lang=pt. Acesso em: 11 nov. 2020.
GONÇALVES, Randys C.; FALEIRO, José. H.; MALAFAIA, Guilherme. Educação sexual no contexto familiar e escolar: impasses e desafios. Revista Holos, Natal, ano 29, v. 5, 2013, p. 251-263. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/784/741. Acesso em: 19 out. 2020.
KASSAR, Mônica C. M. Escola como espaço para a diversidade e o desenvolvimento humano. Educação e Sociedade, Campinas, v. 37, nº. 137, p.1223-1240, out.-dez., 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/3pZfQcXscKP5rN6T94Pjfrj/?lang=pt. Acesso em: 29 dez. 2020.
KITAHARA, Adil M. V.; CUSTÓDIO, Eda M. A inclusão e as representações sociais dos professores: uma revisão de literatura. Boletim da Academia Paulista de Psicologia, São Paulo, v. 37, n. 92, p. 79-93, 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/bapp/v37n92/v37n92a07.pdf. Acesso em: 14 nov. 2020.
LEITE, Maria Aparecida. Diversidade cultural no contexto escolar. 2014. Monografia (especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.
LOURINHO, Lídia A. et al. Educação sexual em discurso: percepções de professores e alunos. Fragmentos de cultura, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 225-233, abri.-jun/2017. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/5361/3091. Acesso em: 18 out. 2020.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. 2 ed. Rio de Janeiro: E. P. U. 2015.
MARQUES, Eugenia P. de S.; ALMEIDA, Fernanda A. de; SILVA, Wilker S. A percepção do preconceito e da discriminação racial no ambiente escolar. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 5, n. 14, p. 47-67, 2014. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/461/427. Acesso em: 24 fev. 2021.
MARTINI, Claudinei J. A abordagem do tema educação sexual em sala de aula: juntos ou separados? Educação em Foco, n. 08, p. 01-12, 2016. Disponível em: http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/001_ed_sexual.pdf. Acesso em: 20 fev. 2021.
MARTINS, Edna; GERALDO, Aparecida das G. A influência da família no processo de escolarização e superação do preconceito racial: um estudo com universitários negros. Psicologia Política [online], v. 13, n. 26, p. 55-73, jan.-abr. 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpp/v13n26/v13n26a05.pdf. Acesso em: 05 mar. 2021.
MASETTO, Marcos T. (Org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998.
MENDES, Enicéia Gonçalves. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação [online], v. 11, n. 33, p. 387-559, set./dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/KgF8xDrQfyy5GwyLzGhJ67m/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.
OLIVEIRA, Fabiana; ABRAMOWICZ, Anete. Infância, raça e “paparicação”. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 2, p. 209-226, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/vg5K7QqcXTm9ZRfsW9WVgvj/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 nov. 2020.
QUIRINO, Glauberto da S.; ROCHA, João B. T. da. Sexualidade e educação sexual na percepção docente. Educar em Revista, Curitiba, n. 43, p. 205-224, jan.-mar/2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/rXwRNn9Lhr5Q9MJgMgZgMsL/abstract/?lang=pt. Acesso em: 27 jan. 2021.
RODRIGUES, David. Dez ideias (mal) feitas sobre a Educação Inclusiva. In: David Rodrigues (Org.). Inclusão e Educação: doze olhares sobre a Educação Inclusiva. São Paulo: Summus Editorial, 2006. p. 01-16. Disponível em: https://redeinclusao.pt/storage/fl_47.pdf. Acesso em: 11 dez. 2020.
RODRIGUES, Tatiane C.; ABRAMOWICZ, Anete. O debate contemporâneo sobre a diversidade e a diferença nas políticas e pesquisas em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 15-30, jan.-mar./2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/WskqTPrZgtc8k56XHvr8XBz/?lang=pt. Acesso em: 11 mar. 2021.
ROMÃO, Jeruse. Por uma educação que promova a auto-estima da criança negra. Brasília: Ministério da Justiça, 2001.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, p. 5-24, jan./abr. 2000. Disponível em: http://www.ergonomia.ufpr.br/Metodologia/RBDE13_05_MAURICE_TARDIF.pdf. Acesso em: 16 fev. 2021.
VIEIRA, Priscila M.; MATSUKURA, Thelma S. Modelos de educação sexual na escola: concepções e práticas de professores do ensino fundamental da rede pública. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 22 n. 69, p. 453-474, abr.-jun. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/LVjDxGRKtkZTwX4kSNzmQ8v/?lang=pt. Acesso em: 10 dez. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.