Saberes e Práticas Docentes

Implementação da Lei Federal 10.639/2003 na Educação Básica, Poconé/MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1484-1511

Palavras-chave:

ensino de história, Lei Federal 10.639/2003, saberes e práticas docentes, relações étnico-raciais.

Resumo

O presente artigo analisa a implementação da Lei Federal 10.639/2003 na educação básica em Poconé/MT, a partir dos saberes e práticas de professores de História, Arte e Língua Portuguesa. Realizamos entrevistas orais baseadas nos procedimentos da história oral temática e buscamos construir um diálogo entre os registros orais e as fontes documentais, como documentos curriculares e bibliografias sobre o tema. Utilizamos a abordagem qualitativa somada à perspectiva teórica intercultural crítica e os estudos decoloniais. Procuramos pensar como a história e a cultura africana e afro-brasileira foram inseridas na escola lócus de pesquisa. Notamos as práticas e imaginários racistas que estiveram e ainda estão presentes na escola e os desafios enfrentados pelos professores. O caminho para uma implementação efetiva ainda é longo, mas transformações importantes têm ocorrido, inclusive para a decolonização dos saberes e práticas.

Biografia do Autor

Lilian Santos de Andrade, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestre em Ensino de História pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de História – ProfHistória da Universidade do Estado de Mato Grosso. Licenciada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Professora de História da Educação Básica na Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso.

Osvaldo Mariotto Cerezer, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU . Professor do Departamento de História e do ProfHistória da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Campus de Cáceres.

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Publicado

2022-12-28

Edição

Seção

Artigos