Letramentos crítico e visual de Línguas Portuguesa e Inglesa na educação de surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e54698

Palavras-chave:

letramentos crítico e visual, português escrito, inglês escrito, educação de surdos, leitura e escrita

Resumo

Este artigo, de viés interpretativo, é um recorte de pesquisa que investiga as possíveis contribuições dos letramentos crítico e visual no ensino de português e inglês, na modalidade escrita, com duas turmas de alunos surdos dos anos finais do Ensino Fundamental, entre 2018 e 2019. O trabalho é constituído por atividades desenvolvidas, registros fotográficos e excertos de aulas transcritas de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A perspectiva teórica é dos letramentos crítico e visual, e a metodológica é da autoetnografia interpretativa escolar. Os resultados apontam para práticas de leitura e escrita com textos em português e inglês como um espaço de aprendizagem mais flexível e crítico entre línguas, culturas e modalidades linguísticas diferentes. As práticas de letramento crítico e visual tornam a leitura mais compreensiva e a escrita mais significativa para as vivências dos alunos.

Biografia do Autor

Jubileia Mendes de Matos Coelho, Centro Estadual de Atendimento e Apoio ao Deficiente Auditivo ‘Professora Arlete Pereira Migueletti’o

Doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora da Educação Básica de Mato Grosso. Atualmente, coordenadora Pedagógica da Escola Bilíngue de Surdos - Centro Estadual de Atendimento e Apoio ao Deficiente Auditivo ‘Professora Arlete Pereira Migueletti’ (CEAADA).

Dánie Marcelo de Jesus, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de MT (2000) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Realizou estágio de doutoramento na Universidade de Liverpool na Inglaterra. É professor associado I da Universidade Federal de Mato Grosso. Orienta no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Cultura ambos da UFMT. Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Estudos de gênero atuando principalmente nos seguintes temas: discurso em contexto digital, formação de professor, LGBTTI ,diversidades e letramento crítico e inclusão. Foi vice coordenador do GT da ANPOLL ( Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística) "Linguagem e Tecnologia" no biênio 2014 a 2016. Foi secretário da ALAB (Associação Brasileira de Linguística Aplicada) entre o biênio 2013 a 2015. Foi secretário da ANPOLL (Associação Nacional de pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística) entre o biênio 2017 e 2018. É lider do GELLTED (Grupo de Estudos em Linguagem, Letramentos,Tecnologia e diferenças) da UFMT. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFMT. Em 2013, fez estágio de Pós- doutorado na USP e em 2014 também participou de um estágio de Pós-dutorado na University of Illinois, EUA.

Referências

COELHO, Jubileia Mendes de Matos. Borderland: Formação de professores e práticas de letramento de inglês para alunos surdos. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade de Mato Grosso, Cuiabá, 2017.

COELHO, Jubileia Mendes de Matos. #SURDOSEXISTEM. In: BARONAS, Roberto Leiser; BORNEMANN, Neila Barbosa de Oliveira; LIMA, Criseida Zambotto; ALMEIDA, Terezinha Ferreira; MELO, Andréia. (orgs.). Lambadão discursivo: estudos de discursividades no Mato Grosso. Araraquara: Letraria, 2018. p. 106-116.

FERRAZ, Daniel de Mello Ferraz e Claudia Jotto; KAWACHI-FURLAN. As imagens nas aulas de inglês: por um letramento visual ético e responsável. In: FERRAZ, Daniel de Mello; KAWACHI-FURLAN, Claudia Jotto. (orgs.). Bate-papo com educadores linguísticos: letramentos, formação docente e criticidade. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. p. 205-219.

FERREIRA, Aparecida de Jesus. Educação linguística crítica e identidades sociais de raça. In: PESSOA, Rosane. Rocha; SILVESTRE, Viviane Pires Viana; MONTE MÓR, Walkiria. (orgs.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras(es) universitárias(os) de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018. p. 39-46.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008 [1969].

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996 [1970].

GEE, James Paul. Social linguistics and literacies: Ideology in discourses. London: Taylor and Francis, 1996.

GESUELLI, Zilda Maria. A escrita como fenômeno visual nas práticas discursivas de alunos surdos In: LODI, Ana Cláudia Balieiro; HARRISON, Kathrin Marie Pacheco; CAMPOS, Sandra Regina Leite (orgs.). Leitura e escrita no contexto da diversidade. Porto Alegre: Mediação, 2015. p. 39-48.

GOLDSTEIN, Ben. Visual literacy in English language teaching: Part of the Cambridge Papers in ELT series. [pdf] Cambridge: Cambridge University Press, 2016.

GIORDANI. Liliane Ferrari Giordani. Letramentos na educação de surdos: escrever o que está escrito nas ruas. In: THOMA, Adriana Silva; LOPES, Maura Corcini (orgs.). A invenção da surdez: cultura, alteridade, identidade e diferença no campo da educação. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2004. p. 114-127.

JESUS, Dánie Marcelo. Letramentos para as diferenças: minhas histórias e meus sentidos como docente nos estudos de linguagem. In: PESSOA, Rosane. Rocha; SILVESTRE, Viviane Pires Viana; MONTE MÓR, Walkiria. (org.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras(es) universitárias(os) de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018. p. 93-102.

JORDÃO, Clarissa Menezes. Abordagem comunicativa, pedagogia crítica e letramento crítico: farinhas do mesmo saco? In: ROCHA, Cláudia Hildsdorf; MACIEL, Ruberval Franco. (org.). Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Pontes, 2015. p. 69-90.

JORDÃO, Clarissa Menezes. No tabuleiro da professora tem... letramento crítico. In: JESUS, Danie Marcelo de; CARBONIERI, Divanize. (org.). Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Campinas: Pontes, 2016. p. 41-53.

JORDÃO, Clarissa Menezes. Uma jornada crítica em retrospecto, ou de como se respira no mar. In: PESSOA, Rosane. Rocha; SILVESTRE, Viviane Pires Viana; MONTE MÓR, Walkiria. (org.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil [recurso eletrônico]: trajetórias e práticas de professoras(es) universitárias(os) de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018. p. 69-80.

KARNOPP, Lodenir Becker; PEREIRA, Maria Cristina Cunha. Concepções de leitura e de escrita na educação de surdos. In: LODI, Ana Cláudia Balieiro; HARRISON, Kathrin Marie Pacheco; CAMPOS, Sandra Regina Leite (orgs.). Leitura e escrita no contexto da diversidade. Porto Alegre: Mediação, 2015. p. 33-38.

KARNOPP, Lodenir Becker; ROSA, André Luis Matiolli; ALMEIDA, Elomena Barboza de. Apropriação da Libras e o constituir-se surdo: a relação professor surdo-alunos surdos em um contexto educacional bilíngue. ReVEL, v. 10, n. 19, 2012. Disponível em: www.revel.inf.br. Acesso em: 3 abr. 2021.

LODI, Ana Cláudia Balieiro; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa. A inclusão escolar bilíngue de alunos surdos no ensino infantil e fundamental: princípios, breve histórico e perspectivas. In: LODI, Ana Cristina; LACERDA, Cristina (orgs.). Uma escola duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. Porto Alegre: Mediação, 2009. p. 7-32.

LODI, Ana Cláudia Balieiro. Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto n. 5.626/05. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 49-63, jan./mar. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/sr67CQpjymCWzBVhLmvVNKz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 nov.2024.

PARDO, Fernando da Silva. Ensino de línguas, letramentos e desenvolvimento crítico na escola pública: observações e auto-observações. 2018. 218f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

ONO, Fabrício Tetsuya Parreira. formação do formador de professores: uma pesquisa autoetnográfica na área de língua inglesa. 2017. Tese (Doutorado em Letras) –Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

ROSE, Gillian. Visual methodologies: An Introduction to the Interpretation of Visual Materials. London: SAGE Publications Ltd, 2007.

SABOTA, Barbara. Do meu encontro com a educação linguística crítica ou de como eu tenho revisitado meu fazer docente. In: PESSOA, Rosane. Rocha; SILVESTRE, Viviane Pires Viana; MONTE MÓR, Walkiria. (org.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras(es) universitárias(os) de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018. p. 59-68.

SKLIAR, Carlos. Os Estudos Surdos em Educação. In: SKLIAR, Carlos. (org.). A surdez: um olhar sobreas diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2005. p. 07-32.

STREET, Brian Vincent. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Downloads

Publicado

2024-11-19

Edição

Seção

Artigos