Alfabetización crítica y visual del Portugués e Inglés en la educación de sordos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e54698

Palabras clave:

alfabetización crítica y visual, portugués escrito, inglés escrito, educación para sordos, lectura y escritura

Resumen

Este artículo es un extracto de una investigación que investiga los posibles aportes de la alfabetización crítica y la alfabetización visual en la enseñanza del portugués e inglés, en forma escrita, con dos grupos de estudiantes sordos de los últimos años de la Escuela Primaria, en el período académico de 2018 y 2019. El corpus del trabajo consta de actividades realizadas, registros fotográficos y extractos de lecciones transcritas de Lengua Brasileña de Señas (abreviado Libras, en portugués). Teóricamente, nos guiamos por la perspectiva de la alfabetización crítica y visual. Metodológicamente, seguimos el enfoque de la autoetnografía interpretativa escolar. Los resultados muestran que la práctica de lectura y escritura con textos en portugués e inglés se presenta como un espacio de aprendizaje más flexible y crítico entre diferentes idiomas, culturas y modalidades lingüísticas. Las prácticas de alfabetización crítica y visual hacen que la lectura sea más comprensiva y la escritura más significativa para las experiencias de los estudiantes.

Biografía del autor/a

Jubileia Mendes de Matos Coelho, Centro Estadual de Atendimento e Apoio ao Deficiente Auditivo ‘Professora Arlete Pereira Migueletti’o

Doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora da Educação Básica de Mato Grosso. Atualmente, coordenadora Pedagógica da Escola Bilíngue de Surdos - Centro Estadual de Atendimento e Apoio ao Deficiente Auditivo ‘Professora Arlete Pereira Migueletti’ (CEAADA).

Dánie Marcelo de Jesus, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de MT (2000) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Realizou estágio de doutoramento na Universidade de Liverpool na Inglaterra. É professor associado I da Universidade Federal de Mato Grosso. Orienta no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Cultura ambos da UFMT. Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Estudos de gênero atuando principalmente nos seguintes temas: discurso em contexto digital, formação de professor, LGBTTI ,diversidades e letramento crítico e inclusão. Foi vice coordenador do GT da ANPOLL ( Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística) "Linguagem e Tecnologia" no biênio 2014 a 2016. Foi secretário da ALAB (Associação Brasileira de Linguística Aplicada) entre o biênio 2013 a 2015. Foi secretário da ANPOLL (Associação Nacional de pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística) entre o biênio 2017 e 2018. É lider do GELLTED (Grupo de Estudos em Linguagem, Letramentos,Tecnologia e diferenças) da UFMT. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFMT. Em 2013, fez estágio de Pós- doutorado na USP e em 2014 também participou de um estágio de Pós-dutorado na University of Illinois, EUA.

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Publicado

2024-11-19

Número

Sección

Artigos