Trajetórias de escolarização de negros/as e quilombolas
algumas referências para diversificar os currículos
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p128-154Palavras-chave:
negros, quilombolas, trajetórias de escolarização, educação, currículoResumo
Este artigo resulta de pesquisas sobre o acesso de negros/as e quilombolas à educação escolar. O objetivo aqui é refletir sobre a diversidade do currículo escolar a partir de reivindicações de estudantes negros/as e quilombolas pela inclusão da cultura afro-brasileira e das trajetórias de escolarização de personagens e intelectuais negros/as no currículo escolar de todos os níveis de ensino. A metodologia empregada é a revisão de bibliografia sobre trajetórias negras e entrevistas com estudantes negros e quilombolas. Ao analisar os dados, verifica-se que a história, memória e legados de autores/as negros/as no Brasil e na diáspora que escrevem sobre história e culturas negras influenciam as ações desses estudantes, mas esses personagens foram silenciados e não reconhecidos nos currículos das escolas e dos cursos universitários. A reivindicação é que sejam incluídos.
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