Trajetórias de escolarização de negros/as e quilombolas

algumas referências para diversificar os currículos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p128-154

Palavras-chave:

negros, quilombolas, trajetórias de escolarização, educação, currículo

Resumo

Este artigo resulta de pesquisas sobre o acesso de negros/as e quilombolas à educação escolar. O objetivo aqui é refletir sobre a diversidade do currículo escolar a partir de reivindicações de estudantes negros/as e quilombolas pela inclusão da cultura afro-brasileira e das trajetórias de escolarização de personagens e intelectuais negros/as no currículo escolar de todos os níveis de ensino. A metodologia empregada é a revisão de bibliografia sobre trajetórias negras e entrevistas com estudantes negros e quilombolas. Ao analisar os dados, verifica-se que a história, memória e legados de autores/as negros/as no Brasil e na diáspora que escrevem sobre história e culturas negras influenciam as ações desses estudantes, mas esses personagens foram silenciados e não reconhecidos nos currículos das escolas e dos cursos universitários. A reivindicação é que sejam incluídos.

Biografia do Autor

Osvaldo Martins de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Antropologia Social e professor no Departamento de Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo.

Luana Ribeiro da Trindade, Universidade Federal de São Carlos

Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo e doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (SP).

Paula Aristeu Alves, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Serviço Social e mestrado em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2022-03-30

Edição

Seção

Dossiê Temático CURRÍCULO, DIVERSIDADE E DIFERENÇAS CULTURAIS