O Cenarab como uma experiência do movimento negro educador na educação de jovens e adultos

Autores

  • Heli Sabino de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Erisvaldo Pereira dos Santos Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP https://orcid.org/0000-0003-3867-779X

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p155-177

Palavras-chave:

política de reconhecimento, religiosidades de matrizes africanas, EJA em espaço não escolar, Cenarab

Resumo

Este trabalho examina a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Centro de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (Cenarab), focalizando arranjos espaciais, o lugar simbólico da professora e o material didático usado em sala de aula. Conquanto não seja propriamente um local religioso, o Cenarab é marcado por símbolos de cultos de matrizes africanas que interferem na experiência educativa da EJA. Fruto de uma pesquisa qualitativa, o trabalho coloca em relevo os conceitos de política de identidade, reconhecimento e currículo silencioso. Tomando como referência a obra Movimento Negro Educador de Nilma Gomes (2017), recorremos aos estudos de Gonçalves, McLaren e Frago. Por meio de entrevistas semiestruturadas e observação participante, constatamos que a proposta da EJA pode contribuir para construção de uma sociedade em que o diferente não seja tratado com desprezo, nem como ameaça.

Biografia do Autor

Heli Sabino de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Prof. Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador da Linha de Educação de Jovens e Adultos do Programa do Mestrado Profissional Docência e Ensino (PROMESTRE- FaE/UFMG), coordenador do projeto de extensão "Curso de Formação Continuada para Produção de Cadernos Pedagógicos para EJA.

Erisvaldo Pereira dos Santos, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Realizou estágio de Pós-doutorado na Universidade Federal da Bahia no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africano sob a supervisão do professor Dr. Jocélio Teles. É doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus - Jesuítas. Atua como como professor Associado IV no Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, na área de Metodologia Científica e de Relações Étnico-Raciais. É professor do Mestrado Acadêmico em Educação da UFOP. Tem experiência em administração universitária. Atua também no ensino, pesquisa e extensão com a temática da cultura afro-brasileira e das religiões de matrizes africanas, em nível de graduação e de pós-graduação. Na 36ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd - realizada em Goiânia, foi eleito coordenador do GT-21 de Educação e Relações Étnico-Raciais para o biênio 2014-2015. É membro da Brazilain Studies Association.. Coordena o projeto de pesquisa aprovado pelo Edital Equidade Racial na Educação Básica-CEERT -2020: EPISTEMOLOGIAS ANTIRRACISTAS E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA PESQUISA APLICADA NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CONTAGEM-MG.
.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 01 maio 2020.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394 de 20/12/1996. Brasília: Diário Oficial da União, 2003.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília-DF: MEC/SEPPIR, 2005.

BASTIDE, Roger. O Candomblé da Bahia: o rito nagô. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

CAMPOS, Leonildo Silveira. Templo, Teatro e Mercado: organização, marketing e empreendimento neopentecostal. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

CONSORTE, Josildeth Gomes. Em torno de um Manifesto de Ialorixas Baianas contra o sincretismo. In: CAROSO, Carlos; BARCELAR, Jeferson. Faces da tradição afro-brasileira: religiosidade, sincretismo, anti-sincretismo, reafricanização, práticas terapêuticas, etnobotânica e comida. 2. ed. Rio de Janeiro: Pallas; Salvador: CEAO, 2006. p. 71-91

CUNHA, Luís Antônio. Educação e Religiões: a descolonização religiosa da Escola Pública. Belo Horizonte: Mazza, 2013.

CUTI, Luiz Silva. ... E disse o velho militante José Correia Leite. 19. ed. São Paulo: Noovha América, 2007.

DI PIERRO, Maria Clara; JOIA, Orlando; RIBEIRO, Vera. Masagão. Visões da educação de jovens e adultos no Brasil. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, novembro/2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/44R8wkjSwvn8w6dtBbmBqgQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 jan. 2022.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio; FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Identidade docente e formação de educadores de jovens e adultos. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v.26, n 2, p. 1-28. 2001. Acesso em 05 de janeiro de 2022. Disponível em https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/viewFile/26138/15253. Acesso em: 19 jan. 2022.

ESCOLANO, Augustin. Arquitetura como programa. Espaço-escola e currículo. In: FRAGO, Antonio Viñao; ESCOLANO, Augustin. Currículo, Espaço e Subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 140-208.

FLORIANO, Mara das Graças. Religiões de Matriz Africana em Juiz de Fora: trajetória, alianças e conflitos. 2009. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2009.

FRAGO, Antonio Viñao. “Do espaço escolar e da escola como lugar: propostas e questões”. In: FRAGO, Antonio Viñao; ESCOLANO, Augustin. Currículo, Espaço e Subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 60-139.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.

GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Gonçalves. O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo revolucionário: pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: Arte Médica, 2000.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2016.

OLIVEIRA, Heli Sabino de. Educação de Jovens e Adultos e Religiosidade: um estudo sobre as práticas religiosas católicas e pentecostais em espaços escolares. Revista Paideia, ano 6, vol. 07, 2009. Disponível em: http://revista.fumec.br/index.php/paideia/article/view/952. Acesso em 19 jan. 2022.

OLIVEIRA, Heli Sabino de. Educação de Jovens e Adultos em Espaços Religiosos: escolhas negociações e conflitos. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

ORO, Ari Pedro. O neopentecostalismo macumbeiro. In: ISAIA, Artur César (Org.). Orixás e espíritos: o debate interdisciplinaridade na pesquisa contemporânea. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2006. p. 115-127.

ORTIZ, Renato. A morte branca do feiticeiro negro. Umbanda: integração de uma religião numa sociedade de classes. Petrópolis: Vozes, 1978.

OXAGUIÃ, Vera de; KILUY, Odé. O Candomblé bem explicado: nações Bantu, Iorubá e Fon. Rio de Janeiro: Pallas, 2009.

PIERSON, Donald. Brancos e prêtos na Bahia: estudo de contacto racial. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971.

PRANDI, Reginaldo. Segredos guardados. Orixás na alma brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

ROMÃO, Jeruse. Educação, Instrução e Alfabetização de Adultos Negros no Teatro Experimental do Negro. In: História da Educação do Negro e outras histórias. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. p. 117-137.

SANTOS, Erisvaldo Pereira dos. Grupo de União e Consciência Negra – GRUCON: dez anos de luta contra o racismo. Cadernos do CEAS, nº 134, p. 41-50, 1991.

SODRÉ, Muniz. A verdade seduzida: por um conceito de cultura no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

SILVA, Natalino Neves da. Educação Popular Negra: uma agenda de pesquisa para a EJA. In: SILVA, Walesson Gomes da Educação; OLIVEIRA, Heli Sabino de. Educação Decolonial e Pedagogia Freireana: desafios de uma educação emancipatória em um cenário político conservador. Belo Horizonte: Sarerê, 2021. p. 88-103.

WILLIS, Paul. Aprendendo a ser trabalhador. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

Downloads

Publicado

2022-03-30

Edição

Seção

Dossiê Temático CURRÍCULO, DIVERSIDADE E DIFERENÇAS CULTURAIS