El Cenarab como una experiencia del movimento negro educador en la Educación de Jóvens y Adultos (EJA)

Autores/as

  • Heli Sabino de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Erisvaldo Pereira dos Santos Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP https://orcid.org/0000-0003-3867-779X

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p155-177

Palabras clave:

política de reconocimiento, religiosidades de matrices africanas, EJA en espacio fuera de la escuela, Cenarab

Resumen

Este trabajo examina la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en el Centro de Africanidad y Resistencia Afro Brasileña (Cenarab), centrándose en sus arreglos espaciales, el sitio simbólico ocupado por la profesora y el material didáctico usado en salón de clases. Aunque no sea propiamente un local religioso, el Cenarab es marcado con símbolos de cultos de matrices africanas que interfiere en la experiencia educativa de la EJA. Fruto de una investigación cualitativa, el presente trabajo pone de relieve los conceptos de política de identidad, reconocimiento y currículo silencioso. Tomando como referencia la obra Movimiento Negro Educador de la profesora Nilma Gomes (2017), recorrimos a los estudios de Gonçalves, McLaren y Frago. Por medio de entrevistas semiestruturadas y observación participante, constatamos que la propuesta de la EJA puede contribuir para la construcción de una sociedad en que el diferente no sea tratado con desprecio, ni con amenaza.

 

Biografía del autor/a

Heli Sabino de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Prof. Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador da Linha de Educação de Jovens e Adultos do Programa do Mestrado Profissional Docência e Ensino (PROMESTRE- FaE/UFMG), coordenador do projeto de extensão "Curso de Formação Continuada para Produção de Cadernos Pedagógicos para EJA.

Erisvaldo Pereira dos Santos, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Realizou estágio de Pós-doutorado na Universidade Federal da Bahia no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africano sob a supervisão do professor Dr. Jocélio Teles. É doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus - Jesuítas. Atua como como professor Associado IV no Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, na área de Metodologia Científica e de Relações Étnico-Raciais. É professor do Mestrado Acadêmico em Educação da UFOP. Tem experiência em administração universitária. Atua também no ensino, pesquisa e extensão com a temática da cultura afro-brasileira e das religiões de matrizes africanas, em nível de graduação e de pós-graduação. Na 36ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd - realizada em Goiânia, foi eleito coordenador do GT-21 de Educação e Relações Étnico-Raciais para o biênio 2014-2015. É membro da Brazilain Studies Association.. Coordena o projeto de pesquisa aprovado pelo Edital Equidade Racial na Educação Básica-CEERT -2020: EPISTEMOLOGIAS ANTIRRACISTAS E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA PESQUISA APLICADA NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CONTAGEM-MG.
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Publicado

2022-03-30

Número

Sección

Dossiê Temático CURRÍCULO, DIVERSIDADE E DIFERENÇAS CULTURAIS