Processos de Criação em Currículos

“O Possível Precisa Ser Inventado”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1729-1749

Palavras-chave:

educação, currículos, filosofias da diferença.

Resumo

O estudo, ao desviar por ‘entre’ espaços da educação e da filosofia, compõe um traçado errático e um pouco mais livre na escrita e no pensamento educacional. As posições assumidas ao longo do ensaio engendram formas de organização provisória que suscitam tentativas de fazer fugir à linearidade e naturalização do pensamento-curricular. Trata-se de um estudo teórico-conceitual cujo interesse é problematizar o “pensamento-identidade” e seu espelhamento na educação. Como escopo teórico, acolhem-se as filosofias da diferença, sendo Deleuze (2006), Deleuze e Guattari (2010, 2012) e Larrosa (2011) alguns dos principais interlocutores da discussão. Como resultado, inscrevemos como possível um currículo educacional afeito por inflexões, que acontece pelas composições singulares, associações e linhas de fugas, ao experimentar uma educação pelo viés da diferença, em vez da identidade.

Biografia do Autor

Cláudia Aparecida dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 2020. Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), 2015. Graduação- Bacharelado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 2010. Graduação em Desenho e Plástica - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 2008. Graduação- Licenciatura Plena em Pedagogia (UNICESUMAR), 2020. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC-UFSM). Editora da Revista Digital do LAV (Qualis B1 em Artes e B2 em Educação). E-mail: claudiasartes@yahoo.com.br

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Publicado

2022-12-28

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Artigos