O eixo Análise Linguística na BNCC
estudo sobre as singularidades do documento norteador da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1360-1391Palavras-chave:
BNCC, ensino fundamental, língua portuguesa, linguística aplicada, prática de análise linguísticaResumo
Este estudo investiga a (re)construção do eixo Análise Linguística na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental, destacando as linhas de descontinuidade entre a segunda (BRASIL, 2016) e a quarta versões (BRASIL, 2017b) desse documento. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo documental, fundamentada na Linguística Aplicada e no Paradigma Indiciário. O aporte teórico é composto por estudos sobre a Prática de Análise Linguística no contexto escolar. Ao comparar as linhas de descontinuidades, percebe-se um movimento de ampliação de escopo epistemológico e estrutural de uma para outra versão. Ao analisar essas singularidades, nota-se que cada documento parece ser produto e parte de um processo de (re)contextualização do ensino de língua que, de modo geral, está vinculado ao paradigma contemporâneo de ensino.
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