O eixo Análise Linguística na BNCC

estudo sobre as singularidades do documento norteador da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1360-1391

Palavras-chave:

BNCC, ensino fundamental, língua portuguesa, linguística aplicada, prática de análise linguística

Resumo

Este estudo investiga a (re)construção do eixo Análise Linguística na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental, destacando as linhas de descontinuidade entre a segunda (BRASIL, 2016) e a quarta versões (BRASIL, 2017b) desse documento. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo documental, fundamentada na Linguística Aplicada e no Paradigma Indiciário. O aporte teórico é composto por estudos sobre a Prática de Análise Linguística no contexto escolar. Ao comparar as linhas de descontinuidades, percebe-se um movimento de ampliação de escopo epistemológico e estrutural de uma para outra versão. Ao analisar essas singularidades, nota-se que cada documento parece ser produto e parte de um processo de (re)contextualização do ensino de língua que, de modo geral, está vinculado ao paradigma contemporâneo de ensino.

Biografia do Autor

Denise Lino de Araujo, Universidade Federal de Campina Grande

Professora Titular da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG, onde atua como docente na graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino. Tem formação em Linguística Aplicada, numa vertente mestiça e indisciplinar, construída no Pós-doutorado em Educação, feito no GECC FAE/UFMG, 2012-2013; no Doutorado em Educação, USP 2004; no Mestrado em LA, pela Unicamp, em 1995; na Especialização em LA pela PUC MG, em 1993, e na graduação em Letras/Português, pela UFPB em 1991. Seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão têm como foco o ensino de português como língua materna, em especial no Ensino Médio, a transposição didática, currículo, os objetos de ensino e a formação de professores de Português. Em função desses temas orienta pesquisas de mestrado e doutorado.

Jéssica Rodrigues Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Professora de Língua Portuguesa na Educação Básica. Mestra em Linguagem e Ensino (PPGLE) pela Universidade Federal de Campina Grande. Especialista e Graduada em Letras, pela Universidade Estadual da Paraíba (CCHE/ Campus VI). 

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Publicado

2022-09-30

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Artigos