Análise do Papel da Escola em Tempos de Pandemia da Covid-19
sob a Ótica do Ciclo de Políticas de Ball
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1653-1681Palavras-chave:
políticas públicas educacionais, pandemia da Covid-19, ciclo de políticas de Stephen Ball, currículo, exclusão social.Resumo
Este artigo visa examinar o papel da escola por meio das políticas públicas educacionais desenvolvidas durante o ano de 2020, o primeiro da pandemia da Covid-19, no Centro-Oeste, sob a ótica do ciclo de políticas de Stephen Ball. A análise documental e as entrevistas semiestruturadas com duas professoras constituíram os instrumentos metodológicos. Observamos o discurso de que o Estado tem desempenhado seu papel nesse momento da pandemia, a presença direta de grupos ligados aos setores privados, a preocupação maior com o cumprimento de carga horária em detrimento da qualidade do ensino. Além disso, houve improvisação para a adoção das aulas remotas, falta de recursos e de políticas públicas para que os alunos se mantivessem na escola, o que aprofundou o processo de desigualdade social, em face da evasão e exclusão de alunos de classes mais pobres, da cidade e do campo, como também indígenas.
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