Análise do Papel da Escola em Tempos de Pandemia da Covid-19

sob a Ótica do Ciclo de Políticas de Ball

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1653-1681

Palavras-chave:

políticas públicas educacionais, pandemia da Covid-19, ciclo de políticas de Stephen Ball, currículo, exclusão social.

Resumo

Este artigo visa examinar o papel da escola por meio das políticas públicas educacionais desenvolvidas durante o ano de 2020, o primeiro da pandemia da Covid-19, no Centro-Oeste, sob a ótica do ciclo de políticas de Stephen Ball. A análise documental e as entrevistas semiestruturadas com duas professoras constituíram os instrumentos metodológicos. Observamos o discurso de que o Estado tem desempenhado seu papel nesse momento da pandemia, a presença direta de grupos ligados aos setores privados, a preocupação maior com o cumprimento de carga horária em detrimento da qualidade do ensino. Além disso, houve improvisação para a adoção das aulas remotas, falta de recursos e de políticas públicas para que os alunos se mantivessem na escola, o que aprofundou o processo de desigualdade social, em face da evasão e exclusão de alunos de classes mais pobres, da cidade e do campo, como também indígenas.

Biografia do Autor

Graziele Borges de Oliveira Pena, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Professora Doutora Adjunto III do Instituto de Ciências Exatas e da Terra - ICET - CUA - UFMT

Luciene Pereira da Silva Gonçalves, Secretaria de Educação de Goiás - SEDUCE-GO

Professora Doutora efetiva da Educaçã Básica, leciona Química no Ensino Médio na SEDUCE-GO

Kaique de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Graduando do curso de Licenciatura em Química

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Publicado

2022-12-28

Edição

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Artigos