Educação personalizada e avaliação formativa em ecossistemas de aprendizagem digitais no ensino superior

articulando currículo digital e diversidade cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1043-1063

Palavras-chave:

ecossistemas de aprendizagem em rede, avaliação no contexto híbrido-formativo, universidade

Resumo

Este artigo visa refletir sobre a premente mudança de paradigma educacional, a fim de incorporar o currículo digital e as tecnologias à educação, contrapondo-se à centralidade do professor no processo de ensino-aprendizagem, respeitando-se as diferenças culturais. O estudo realizado tomou por base a lição de Luckesi e Hoffmann (avaliação formativa); de Candau, Almeida e Silva, Moreira, Schlemmer (currículo e cultura digital); Zaduski, Lima e Schlunzen Junior (ecossistemas digitais). O método empregado foi o bibliográfico, em uma abordagem qualitativa de pesquisa, bem como explicativa. Os resultados apontam para a possibilidade de se institucionalizar nas universidades o modelo de ecossistemas digitais de aprendizagem, por meio do ensino híbrido, viabilizando a educação personalizada, o respeito às diferenças culturais e a consolidação do currículo digital.

Biografia do Autor

Regina Maria Ferreira da Silva Lima, Universidade Federal de Alagoas

Proford/UFAL. Mestre em Educação. Especialista em Direito Constitucional. Pedagoga. Professora no ensino superior, na área jurídica. Atualmente leciona na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió/AL. Advogada licenciada pela OAB/AL. Servidora pública federal, atuando como Coordenadora do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior - 

Maria Aparecida Pereira Viana, Universidade Federal de Alagoas

Docente do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, com atuação na graduação e pós -graduação; atualmente na função de Coordenadora Ajunto da Universidade Aberta do Brasil/UAB/UFAL; membro do colegiado do Curso de Pedagogia presencial e a Distância - CEDU/UFAL; Membro da equipe do Programa de Formação Continuada de Professores PROFORD/PROGRAD/PROGEP/UFAL; Investigadora do Grupo de Pesquisa IDEA/UMINHO/PT, envolvendo os países de Portugal, Espanha e Brasil - (Projeto de Pesquisa: Competência Docente no Ensino Superior); Orientadora do Projeto de Pesquisa de Iniciação Cientifica (PIBIC/UFAL/CNPq) (Narrativas Reflexivas de Professores que atuam na Educação Especial nas redes de ensino; Orientadora dos Projetos de Pesquisa de Mestrado: Ensino Remoto e as implicações no trabalho pedagógico e Narrativas sobre o impacto da formação na Prática no curso de Pedagogia a Distância da UFAL. Membro dos Grupos de Pesquisa: TICFORD e PAII/CEDU/PPGE/UFAL; grupo de pesquisa: Formação de Educadores com suporte em meio digital - PUC/SP. Formação: Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP, 2013) com Estágio Científico Avançado de Pós-doutaramento na Universidade do Minho, Portugal. Mestrado em Educação Brasileira (UFAL, 2003), Especialista em Informática Educativa e Metodologia no Ensino Superior e Educação a Distância com ênfase na Docência e na Tutoria em EAD (PUC-RS); é Licenciada em Pedagogia Licenciatura Plena (UFAL, 2003). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Docência Universitária. Narrativas Digitais Reflexivas de Professores; Tecnologias Assistiva e Tecnologias de Informação e Comunicação. Atuou na coordenação de área do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID/MEC/UFAL/Curso de Pedagogia. (2014 a 2018), na Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Universidade Federal de Alagoas; na coordenação de monitoria do Centro de Educação da UFAL (ano: 2019); na coordenação do Curso de Especialização Estratégias Didáticas para Educação Básica, com uso das TIC - Centro de Educação/UFAL (1a oferta 2014/2016 e 2a oferta 2018/2020; e na coordenação de monitoria do Centro de Educação da UFAL (ano: 2019). Publicação de Livro 1) Docência Universitária: repensando a inovação na sala de aula Organização de Livros: 1) Projetos utilizando Internet: A Metodologia Webquest na Prática; 2) Professores Universitário em transformação: desconstruindo saberes e reinventando práticas, (org); 3) Estratégias Didáticas e as TIC: ressignificando as Práticas na sala de aula (org); 4) Narrativas Dialogadas na Formação de Professores: experiências no PIBID e nos estágios supervisionado (org); 5) Tempos de Cibercultura, Narrativas Digitais e Currículo: potencialidades educativas. Publicação de 47 capítulos de livros e e-books.

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2022-09-30

Edição

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Artigos