Educação personalizada e avaliação formativa em ecossistemas de aprendizagem digitais no ensino superior
articulando currículo digital e diversidade cultural
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1043-1063Palavras-chave:
ecossistemas de aprendizagem em rede, avaliação no contexto híbrido-formativo, universidadeResumo
Este artigo visa refletir sobre a premente mudança de paradigma educacional, a fim de incorporar o currículo digital e as tecnologias à educação, contrapondo-se à centralidade do professor no processo de ensino-aprendizagem, respeitando-se as diferenças culturais. O estudo realizado tomou por base a lição de Luckesi e Hoffmann (avaliação formativa); de Candau, Almeida e Silva, Moreira, Schlemmer (currículo e cultura digital); Zaduski, Lima e Schlunzen Junior (ecossistemas digitais). O método empregado foi o bibliográfico, em uma abordagem qualitativa de pesquisa, bem como explicativa. Os resultados apontam para a possibilidade de se institucionalizar nas universidades o modelo de ecossistemas digitais de aprendizagem, por meio do ensino híbrido, viabilizando a educação personalizada, o respeito às diferenças culturais e a consolidação do currículo digital.
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de; SILVA, Maria da Graça Moreira. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 7, n. 1, abr. 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/5676. Acesso em: 10 jun. 2021.
CANDAU, Vera Maria (Org.). Sociedade, educação e cultura(s): questões e propostas. Petrópolis: Vozes, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREITAS, Maria Auxiliadora Silva. Avaliação da aprendizagem em ambientes de formação online: aportes para uma abordagem hermenêutica. Domínio Público, Salvador, 2009. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp126433.pdf. Acesso em: 29 abr. 2021.
GARCÍA-HOLGADO, Alicia; GARCÍA-PEÑALVO, Francisco José. Architectural pattern for the definition of eLearning ecosystems based on Open Source developments. 2014. In: SIERRA-RODRÍGUEZ, J. L; DODERO-BEARDO, J. M.; BURGOS, D. International Symposium on Computers in Education, SIIE, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/273886534_Architectural_pattern_for_the_definition_of_eLearning_ecosystems_based_on_Open_Source_developments. Acesso em: 26 jun.
GUTENBLOG. Educação personalizada: como avaliar em cada etapa da aprendizagem? Guten News, 2018. Disponível em: https://gutennews.com.br/blog/2018/07/30/educacao-personalizada-como-avaliar-em-cada-etapa-de-aprendizagem/. Acesso em: 20 abr. 2021.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2017.
HOFFMANN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2018.
HOFFMANN, Jussara. Mito & desafio. Porto Alegre: Mediação, 2019.
HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
LEANDRO, Sandra Maria; CORRÊA, Elisete Marcia. Ensino híbrido (blended learning): potencial e desafios no ensino superior. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS/ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais... 2018. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/24/19. Acesso em: 10 maio 2021.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Campinas: Psy II, 1995.
MINAYO, Cecília. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
MORAN, José. Tecnologias digitais para uma aprendizagem ativa e inovadora. São Paulo, 2017. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2017/11/tecnologias_moran.pdf. Acesso em: 10 jun. 2020.
MOREIRA, José António Marques; RIGO, Rosa Maria. Definindo ecossistemas de aprendizagem digital em rede: percepções de professores envolvidos em processos de formação. Debates em Educação, Maceió, v. 10, n. 22, p. 107-120, 2018. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5303/pdf. Acesso em: 27 maio 2021.
MOREIRA, José António Marques; SCHELEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma da educação superior digital onlife. Revista UFG, Goiânia, v. 20, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438/34772. Acesso em: 5 abr. 2021.
NUNES, Cely do Socorro Costa; PAIXÃO, Carlos Jorge. Currículo e avaliação da aprendizagem: a informalidade em questão. Revista Cocar, Belém, v. 7, n. 14, p. 16-22, ago./dez. 2013. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/275/239. Acesso em: 31 mar. 2021.
PIMENTA, Selma Garrido et al. A construção da didática no GT Didática – análise de seus referenciais. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 52, jan./mar. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v18n52/09.pdf. Acesso em: 12 mar. 2021.
REIS, Darianny Araújo dos. Currículo intercultural crítico na escola: formação que produz diferenças. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 18, n. 50, 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/29154. Acesso em: 20 jun. 2021.
REIS, Leon Burkowski dos. Autopoiese – Auto-organização. 2021. Disponível em: https://www.unicamp.br/fea/ortega/temas530/leon.htm#:~:text=Autopoiese%2C%20Auto%2Corganiza%C3%A7%C3%A3o&text=A%20teoria%20autopoi%C3%A9tica%20tem%20como,Humberto%20Maturana%20e%20Francisco%20Varela. Acesso em: 10 mar. 2021.
RODRIGUES, Eric Freitas. A questão da verificação de aprendizagem no modelo de ensino híbrido. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (Orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 180-209.
SPINARDI, Janine; BOTH, Ivo. Blended learning: o ensino híbrido e a avaliação da aprendizagem no ensino superior. Boletim Técnico do Senac, v. 44, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342646597_Blended_learning_o_ensino_hibrido_e_a_avaliacao_da_aprendizagem_no_ensino_superior. Acesso em: 10 jun. 2021.
TEIXEIRA JÚNIOR, Dinarte. Currículo e avaliação: conceitos e adaptações. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ano 1, v. 8, p. 72-82, set. 2016. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/conceitos-e-adaptacoes. Acesso em: 1 abr. 2021.
VALENTE, José Armando. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, v. 30, n. 4, p. 79-97, 2014. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38645/24339. Acesso em: 20 set. 2020.
VILAS BOAS, Benigna. Contribuições do GEPA sobre o processo avaliativo durante a pandemia. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.benignavillasboas.com.br/tag/avaliacao/. Acesso em: 10 mar. 2021.
ZADUSKI, Jeong Cir Deborah; LIMA, Ana Virginia Isiano; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus. Ecossistemas da aprendizagem na era digital: considerações sobre uma formação para professores na perspectiva da educação inclusiva. Revista Diálogo Educacional, São Paulo, v. 19, n. 60, p. 269-287, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/24113/23262. Acesso em: 25 out. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.