Personalized education and formative assessment in digital learning ecosystems in higher education

articulating digital curriculum and cultural diversity

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1043-1063

Keywords:

avaliação no contexto híbrido-formativo, evaluation in the hybrid-formative contexto, university

Abstract

This article aims to reflect on the pressing educational paradigm shift in order to incorporate the digital curriculum and technologies into education, opposing the centrality of the teacher in the teaching-learning process, respecting cultural differences. The study carried out was based on the lesson of Luckesi and Hoffmann (formative assessment); by Candau, Almeida e Silva, Moreira, Schlemmer  (curriculum and digital culture); Zaduski, Lima and Schlunzen Jr (digital ecosystems). The method used was the bibliographic, in a qualitative research approach, which is still explanatory. The results point to the feasibility of institutionalizing the model of digital learning ecosystems in universities, through hybrid education, enabling personalized education, respect for cultural differences and the consolidation of the digital curriculum.

Author Biographies

Regina Maria Ferreira da Silva Lima, Universidade Federal de Alagoas

Proford/UFAL. Mestre em Educação. Especialista em Direito Constitucional. Pedagoga. Professora no ensino superior, na área jurídica. Atualmente leciona na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió/AL. Advogada licenciada pela OAB/AL. Servidora pública federal, atuando como Coordenadora do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior - 

Maria Aparecida Pereira Viana, Universidade Federal de Alagoas

Docente do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, com atuação na graduação e pós -graduação; atualmente na função de Coordenadora Ajunto da Universidade Aberta do Brasil/UAB/UFAL; membro do colegiado do Curso de Pedagogia presencial e a Distância - CEDU/UFAL; Membro da equipe do Programa de Formação Continuada de Professores PROFORD/PROGRAD/PROGEP/UFAL; Investigadora do Grupo de Pesquisa IDEA/UMINHO/PT, envolvendo os países de Portugal, Espanha e Brasil - (Projeto de Pesquisa: Competência Docente no Ensino Superior); Orientadora do Projeto de Pesquisa de Iniciação Cientifica (PIBIC/UFAL/CNPq) (Narrativas Reflexivas de Professores que atuam na Educação Especial nas redes de ensino; Orientadora dos Projetos de Pesquisa de Mestrado: Ensino Remoto e as implicações no trabalho pedagógico e Narrativas sobre o impacto da formação na Prática no curso de Pedagogia a Distância da UFAL. Membro dos Grupos de Pesquisa: TICFORD e PAII/CEDU/PPGE/UFAL; grupo de pesquisa: Formação de Educadores com suporte em meio digital - PUC/SP. Formação: Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP, 2013) com Estágio Científico Avançado de Pós-doutaramento na Universidade do Minho, Portugal. Mestrado em Educação Brasileira (UFAL, 2003), Especialista em Informática Educativa e Metodologia no Ensino Superior e Educação a Distância com ênfase na Docência e na Tutoria em EAD (PUC-RS); é Licenciada em Pedagogia Licenciatura Plena (UFAL, 2003). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Docência Universitária. Narrativas Digitais Reflexivas de Professores; Tecnologias Assistiva e Tecnologias de Informação e Comunicação. Atuou na coordenação de área do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID/MEC/UFAL/Curso de Pedagogia. (2014 a 2018), na Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Universidade Federal de Alagoas; na coordenação de monitoria do Centro de Educação da UFAL (ano: 2019); na coordenação do Curso de Especialização Estratégias Didáticas para Educação Básica, com uso das TIC - Centro de Educação/UFAL (1a oferta 2014/2016 e 2a oferta 2018/2020; e na coordenação de monitoria do Centro de Educação da UFAL (ano: 2019). Publicação de Livro 1) Docência Universitária: repensando a inovação na sala de aula Organização de Livros: 1) Projetos utilizando Internet: A Metodologia Webquest na Prática; 2) Professores Universitário em transformação: desconstruindo saberes e reinventando práticas, (org); 3) Estratégias Didáticas e as TIC: ressignificando as Práticas na sala de aula (org); 4) Narrativas Dialogadas na Formação de Professores: experiências no PIBID e nos estágios supervisionado (org); 5) Tempos de Cibercultura, Narrativas Digitais e Currículo: potencialidades educativas. Publicação de 47 capítulos de livros e e-books.

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Published

2022-09-30

Issue

Section

Artigos