Práticas comunitárias e currículo

educação do campo, das águas e florestas na Região Norte e Nordeste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p279-301

Palavras-chave:

educação do campo, educação contextualizada, práticas educativas, pedagogia da alternância

Resumo

O artigo visa apresentar um recorte de dados da pesquisa “Educação e práticas comunitárias: educação indígena, quilombola, do campo e de fronteira nas regiões Norte e Nordeste do Brasil”, realizada em parceria da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais e Porticus no Brasil no ano de 2020. O recorte proposto tem como enfoque as informações levantadas sobre a Educação do Campo e foi desenvolvido a partir da análise das Matrizes de Projetos para a referida pesquisa e de informações coletadas nos Projetos Político Pedagógicos dessas iniciativas. Constitui-se como um estudo de cunho qualitativo, do tipo descritivo-analítico. Os resultados indicam que apesar da constante negação de direitos que a Educação do Campo, da Águas e das Florestas enfrenta, seus povos se organizam e constroem experiências educativas vinculadas aos saberes locais dos seus territórios.

 

Biografia do Autor

Débora Mate Mendes, Universidade Federal do Amapá

Docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências Agrárias e Biologia da Universidade Federal do Amapá - Campus Mazagão. Doutora em Educação.

Kamila Karine dos Santos Wanderley, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda da Linha de Pesquisa em Educação Popular- PPGE/UFPB. Professora substituta da Licenciatura em Educação do Campo CFP/ UFRB.

Karla Fornari de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Mestra em Educação Popular pelo PPGE-UFPB.
Membro do Centro Paulo Freire -Estudos e pesquisas
Membro do NUPEFEC / CAA-UFPE (Núcleo de Ensino, pesquisa e extensão em Educação do Campo ). Integrante do Coletivo KapiWara de Agroecologia Urbana

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Publicado

2022-03-30

Edição

Seção

Dossiê Temático CURRÍCULO, DIVERSIDADE E DIFERENÇAS CULTURAIS