Reflexões sobre a Disciplina Libras na Modalidade EaD

Entre a Obrigatoriedade da Oferta e a Ausência de Diretrizes Pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54895

Palavras-chave:

ensino de libras; graduação; formação de professores; EaD.

Resumo

Esse texto reflete acerca da disciplina de Libras, socializando a análise a respeito de experiências da implementação em EaD em uma IES. Tomamos por referencial os estudos de Quadros e Karnopp (2004), Quadros e Schimiedt (2006), Landim (1997) Sacks (1998), documentos legais e aspectos históricos. Metodologicamente, constituímos uma narrativa com base em notas etnográficas de diário de bordo, examinando objetivos referendados, metas, concepções e intenções pedagógicas materializadas. Resultados revelam ausência de diretrizes pedagógicas e dificuldades particulares ao próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), além da necessidade de agregar outros recursos/estratégias como videoaulas e Sinalários, atividades práticas e avaliações gravadas em vídeos e posts no uso da Libras, bem como a mobilização de um curso de formação de tutores, em razão das especificidades de conhecimentos sobre estudos da surdez, domínio de uma língua específica e seu ensino.

Biografia do Autor

Margarida Maria Pimentel-Souza, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Campus do Benfica, Fortaleza – Ceará – Brasil. Professora Adjunta do Departamento de Letras Libras e Estudos Surdos (Delles) da da Universidade Federal do Ceará. 

Francisca Geny Lustosa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NEPHE/UERJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da  Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação (DEE/FACED).

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Publicado

2023-09-08

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Artigos