Reflexões sobre a Disciplina Libras na Modalidade EaD
Entre a Obrigatoriedade da Oferta e a Ausência de Diretrizes Pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54895Palavras-chave:
ensino de libras; graduação; formação de professores; EaD.Resumo
Esse texto reflete acerca da disciplina de Libras, socializando a análise a respeito de experiências da implementação em EaD em uma IES. Tomamos por referencial os estudos de Quadros e Karnopp (2004), Quadros e Schimiedt (2006), Landim (1997) Sacks (1998), documentos legais e aspectos históricos. Metodologicamente, constituímos uma narrativa com base em notas etnográficas de diário de bordo, examinando objetivos referendados, metas, concepções e intenções pedagógicas materializadas. Resultados revelam ausência de diretrizes pedagógicas e dificuldades particulares ao próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), além da necessidade de agregar outros recursos/estratégias como videoaulas e Sinalários, atividades práticas e avaliações gravadas em vídeos e posts no uso da Libras, bem como a mobilização de um curso de formação de tutores, em razão das especificidades de conhecimentos sobre estudos da surdez, domínio de uma língua específica e seu ensino.
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