A Literatura na BNCC na Etapa do Ensino Médio

Avanços e Retrocessos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1555-1573

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, ensino médio, formação de jovens leitores, ensino, literatura.

Resumo

Esta pesquisa objetivou refletir sobre o papel da literatura no currículo do ensino médio. Inicialmente, o trabalho foi de natureza bibliográfica. Analisou-se a versão preliminar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que concerne à literatura e ao ensino médio. Em uma segunda fase, foi-se a campo testar em que medida os objetivos de aprendizagem elencados na 2.ª versão da Base contribuíam para a formação de um leitor literário mais reflexivo. O trabalho foi exitoso e mostrou que os pressupostos contidos no documento apontavam para um caminho que levava o jovem ao encontro da literatura. Na terceira fase, em que se traçou uma nova leitura da Base, agora em sua versão definitiva, percebeu-se que esse caminho foi dificultado em razão da reforma do ensino médio, bem como em virtude das alterações realizadas no documento.

Biografia do Autor

Micheline Madureira Lage, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Goiânia

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil(2010).
Docente do Ensino Médio Téc. Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás , Brasil.

Flávia Nobre dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Goiânia

Licenciada em Letras - Português pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Goiânia e aluna da especialização em docência, ensino e tecnologias na mesma instituição.

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Publicado

2022-12-28

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Artigos