Arquivamento e arquivização de imagens poéticas de docência no arquivo do projeto objetos de pensar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55306

Palavras-chave:

imagem poética de docência; objetos de pensar; arquivo; arquivamento; arquivização.

Resumo

Este artigo, que conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), toma a docência como imagem poética para distanciar-se de uma imagem dogmática. Pergunta-se: de que modos produzimos imagens sobre a docência? O objetivo é arquivizar imagens de docência a partir do arquivo do Projeto de Pesquisa Objetos de Pensar, criado pelo Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento. Para abordar a noção de imagem poética e imagem dogmática de pensamento, aproxima-se de Octávio Paz (2012) e Gilles Deleuze (2006). Como método, utiliza o arquivo em Foucault (2008) e, como procedimentos, o arquivamento e a arquivização, de Aquino e Val (2018). O movimento de arquivização permitiu a multiplicação das imagens em cerca de 150 ditos e aproximadamente 40 discursos-imagens diferentes de docência.

Biografia do Autor

Inauã Weirich Ribeiro, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Doutoranda no PPGEnsino na Universidade do Vale do Taquari - Univates. Bolsista Integral PROSUC/CAPES junto ao Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq).

Jeferson Cristian Zick Camargo, Universidade do Vale do Taquari

Graduando no curso de Psicologia pela Universidade do Taquari - Univates. Bolsista de Iniciação Científica junto ao Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Angélica Vier Munhoz, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Doutora em Educação. Professora Titular na Universidade do Vale do Taquari – Univates, atuando nos cursos de graduação e no Programa de Pós-graduação – Mestrado e Doutorado em Ensino. Líder do Grupo de Pesquisa Curriculo, Espaço, Movimentos. 

Referências

AQUINO, Julio G.; VAL, Gisela do. Uma ideia de arquivo: contributos para a pesquisa educacional. Pedagogía y Saberes, 49, p. 41-53, 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/pys/n49/0121-2494-pys-49-00041.pdf. Acesso em: 27 jan. 2021.

BAVARESCO, Gabriel. A artista está presente. In: MUNHOZ, Angélica Vier et al. (Orgs.). Objetos de Pensar: exercícios para a docência. Lajeado: Lajeado, 2020. p. 18-20. Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/316/pdf_316.pdf. Acesso em: 21 jun. 2021.

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

FISCHER, Deborah Vier; LOPONTE, Luciana Gruppelli. Modos de habitar a escola: o que somos capazes de inventar? Educação, Santa Maria, v. 45, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/35041. Acesso em: 15 nov. 2020.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

MUNHOZ, Angélica Vier. Imagens de um Pensamento-Dança. Caderno Pedagógico, Lajeado, v. 8, n. 1, p. 23-30, 2011. Disponível em: http://www.univates.br/revistas/index.php/cadped/article/view/826/815. Acesso em: 10 nov. 2020.

MUNHOZ, Angélica Vier; ZANOTTELI, Alissara; ROOS, Bibiana Munhoz. Das Imagens que Habitam o Pensamento. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro - SP, v. 28, n. 59, p. 682-698, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/13162/8708. Acesso em: 08 nov. 2020.

NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. Tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. – São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falava Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

PAZ, Octavio. A imagem. In: PAZ, Octavio. O Arco e a Lira. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

PEDERIVA, Bianca Isabel. Justiça docente. In: MUNHOZ, Angélica Vier et al. (Orgs.). Objetos de Pensar: exercícios para a docência. Lajeado: Lajeado, 2020. p. 54-55. Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/316/pdf_316.pdf. Acesso em: 21 jun. 2021.

SCHWERTNER, Suzana Feldens. Os jovens e as funções da escola: uma matéria epistolar. In: MUNHOZ, Angélica Vier et al. (Orgs.). Objetos de Pensar: exercícios para a docência. Lajeado: Lajeado, 2020. p. 57. Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/316/pdf_316.pdf. Acesso em: 21 jun. 2021.

Downloads

Publicado

2023-03-30

Edição

Seção

Artigos