Experiências do período pandêmico no Amazonas
o ensino híbrido na Seduc-AM e as narrativas docentes
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1604-1626Palavras-chave:
Pandemia de Covid-19, Docência, Currículo, NarrativasResumo
No estado do Amazonas, o retorno híbrido das atividades letivas no segundo semestre de 2020 evidenciou dificuldades do campo do currículo face à pandemia. Neste trabalho, refletimos, à luz da teoria histórico-cultural, da epistemologia da práxis e da dialogia bakhtiniana, acerca desse momento na rede pública de ensino do Estado. Para tanto, analisamos o documento “Plano de Retorno às Atividades Presenciais - ações pedagógicas, de gestão e saúde para as unidades de ensino pós-pandemia da Covid-19” e as narrativas de quatro docentes da Seduc-AM. Os resultados indicam que o currículo movimentou-se em um cenário onde as atividades escolares retornaram de forma insegura e com ínfimo conhecimento dos professores sobre o documento elencado, explicitando que não se pode pensar as questões curriculares fora do processo histórico e das realidades socioeconômicas e políticas que as permeiam.
Referências
AMAZONAS. Decreto n.º 42.061, de 16 de março de 2020. Imprensa Oficial do Amazonas. Disponível.em: http://www.consed.org.br/media/download/5e7131d075218.pdf. Acesso em 25 jan. 2021.
AMAZONAS. Decreto n.º 42.087, de 19 de março de 2020. Imprensa Oficial do Amazonas. Disponível.em: http://www.defesacivil.am.gov.br/wpcontent/uploads/2020/03/Decreto-42.087-de-19-de-mar%C3%A7o-de-2020.pdf. Acesso em: 25 jan. 2021.
AMAZONAS. Decreto n.º 42.145, de 31 de março de 2020. Imprensa Oficial do. Amazonas. Disponível.em: http://www.seas.am.gov.br/wpcontent/uploads/2020/04/Decreto-No.42.145-31-de-mar%C3%A7o.pdf. Acesso em: 25 jan. 2021.
AMAZONAS. Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas – SEDUC/AM. Conselho Estadual de Educação do Amazonas - CEE/AM. Resolução n.º 039/2020, de 30 de abril de 2020. Disponível.em:.http://www.transparencia.am.gov.br/wpcontent/uploads/2020/05/Resolu%C3%A7%C3%A3o-n.-039.2020-CEE-AM.pdf. Acesso em 25 jan. 2021.
AMAZONAS. Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas – SEDUC/AM. Portaria GS n.º 311, de 20 de.março.de.2020. Disponível.em: http://www.educacao.am.gov.br/wpcontent/uploads/2020/03/Portaria-GS-311-de-20-03-20-20-03-2020-5-26-PM.pdf. Acesso em: 25 jan. 2021.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoiévski. 5 ed. Tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
BARRETO, Andreia Cristina Freitas. ROCHA, Daniele Santos. COVID-19 E Educação: Resistências, Desafios e (Im)possibilidades. Revista Encantar, Salvador, v. 2, p. 01-11, jan./dez. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8480. Aceso em: 28 fev. 2021.
BRASIL, Ministério da Saúde. Painel Corona Vírus. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em 10 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CPN 5/2020, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. 2020a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=4511-pcp005-20&category_slud=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 jan. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n.º 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. 2020b. Disponível em:.https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020261924872. Acesso em: 25 jan. 2021.
CEE-AM. Conselho Estadual de Educação. Resolução n.º 30/2020. Amazonas, 2020. Disponível em: https://cme.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/Resolucao-n.-30-CEE-2020-Regime-especial-de-aulas-nao-presenciais.pdf. Acesso em 25 jan. 2020.
CURADO DA SILVA, Katia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro. Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítico-emancipadora. Revista Ciências Humanas, v. 18, n. 2, p. 121-135,.2017..Disponível.em:.http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/2468. Acesso em: 08 fev. 2021.
GHEDIN, Evandro. Formação e Trabalho Docente na Travessia de uma Pandemia. In: XIX Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (SEINPE/PPGE-UFAM), 2. 2020. Manaus/AM,,.Mesa Redonda 03 - Ciclo de Palestras online do Seinpe.12 vídeo (2h:36min). Palestrantes: Prof. Dr. Evandro Luiz Ghedin UFAM).e.prof..Dr.João.Luiz.da.Costa.Barros.(UFAM)..Disponível.em:.https://www.youtube.com/watch?v=MUp0Slz55AQ&t=7875s. Acesso em 13 jan. 2021.
MARTÍNEZ, Albertina Mitjáns; GONZÁLEZ REY, Fernando. Psicologia, educação e aprendizagem escolar: avançando na contribuição da leitura cultural-histórica. São Paulo: Cortez, 2017.
NÓVOA, Antônio. Professores imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
SEDUC-AM. Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas – SEDUC/AM. Plano de Retorno às Atividades Presenciais – ações pedagógicas, de gestão e saúde para as unidades de ensino.pós-pandemia.da.COVID19. Manaus, 2020. Disponível.em: http://www.educacao.am.gov.br/wp-content/uploads/2020/07/Plano-de-retorno-as-atividades-WEB-Manaus.pdf. Acesso em: 12 jul. 2020.
SILVA, Iolete Ribeiro da; SILVA, Camila Ribeiro da. O projeto “Aula em Casa” e a educação remota durante a pandemia de COVID-19: análise da experiência do estado do Amazonas. Revista Educar Mais, v. 5, n. 1, p. 25-34, 2021. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2220/1683. Acesso em: 06 fev. 2021.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
VALVERDE, Ricardo. Comunicação e Informação - Covid-19: Nenhum estado apresenta tendência de queda na mortalidade. Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/covid-19-nenhum-estado-apresenta-tendencia-de-queda-na-mortalidade. Acesso em: 2 jan.2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.