Uma incursão acerca das culturas referendadas/pertencentes aos processos de ensino e aprendizagem da escola da comunidade quilombola do Maracujá
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e55494Palavras-chave:
cultura, comunidade quilombola do Maracujá, narrativas dialógicas, escolaResumo
Este artigo tem como objetivo discutir a incorporação das culturas referendadas e pertencentes no âmbito do processo de ensino e de aprendizagem da escola da comunidade quilombola do Maracujá, localizada na Bahia. O referencial teórico inclui: Amorim (2014), Candau e Moreira (2008), Gadotti (2012), Gomes (2012), Quijano (2005), Santos (2012, 2019), Sacavino (2020), dentre outros autores. A metodologia de natureza qualitativa e caráter descritivo apresenta os dados das entrevistas com três lideranças e duas professoras da comunidade quilombola do Maracujá. Os resultados permitiram perceber que a dialógica intercultural impulsiona reflexões, atitudes e lutas com vistas a construir novas alternativas sociais que levem a educação para um caminho dos saberes e fazeres tradicionais e à valorização da práxis educativa quilombola com uma prática de Educação Comunitária atrelada ao social.
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