Construindo cidadãos digitais
proposta curricular “Safeweb” para crianças e jovens em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1567-1581Palavras-chave:
Literacia digital, Aprendizagem informal, proposta curricularResumo
Neste artigo apresenta-se o desenvolvimento e validação de uma proposta curricular em Literacia Digital, no âmbito de um projeto piloto na Branca (Portugal). O projeto SafeWeb tinha como objetivo desenvolver a literacia digital de crianças e jovens entre os 6 e os 16 anos através de oficinas de formação extracurriculares e também de pais e outros agentes educativos. Os planos de cada oficina foram validados pela equipa da PROBRANCA e pelo Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro (ccTIC UA). Estes planos foram parcialmente co-construídos com os alunos uma vez que a planificação inicial foi sendo adaptada às necessidades dos alunos. Como produto final foi possível desenvolver um Guião Orientador passível de ser aplicado em outros contextos.
Referências
BERS, Marina Umaschi; SEDDIGHIN, Safoura; SULLIVAN, Amanda. Ready for Robotics: bringing together the T and E of STEM in Early Childhood Teacher Education. Jl. of Technology and Teacher Education, v. 21, n. 3, p. 355-377, 2013. Disponível em: https://www.learntechlib.org/p/41987/. Acesso em: 13 set. 2021.
COUTINHO, Clara; LISBÔA, Eliana. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI. Revista de Educação, v. 18, n. 1, p. 5-22. 2011. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/14854/1/Revista_Educa%c3%a7%c3%a3o%2cVolXVIII%2cn%c2%ba1_5-22.pdf. Acesso em: 13 set. 2021.
GUERRA, Cecília; MOREIRA, Filipe T.; LOUREIRO, Maria José; CABRITA, Isabel. Programação tangível para a inclusão e promoção das STEM. APEduC Revista, p. 100-114, 2020. Disponível em https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/13/7. Acesso em: 13 set. 2021.
HELSPER, Ellen J. The digital disconnect. London: Sage, 2021.
KIVUNJA, Charles. Teaching students to learn and to work well with 21st century skills: unpacking the career and life skills domain of the new learning paradigm. International Journal of Higher Education, v. 4, n. 1, p. 1-11, 2014. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1060566.pdf. Acesso em: 13 set. 2021.
MARTINS, Guilherme; GOMES, Carlos; BROCARDO, Joana et al. Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. 2017. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf. Acesso em: 13 set. 2021.
MOREIRA, Filipe T. A Internet das Coisas em contextos de educação: tecnologias, potencialidades, desafios e mudanças de paradigmas. 2021. Tese (Doutorado em Multimédia em Educação) – Universidade de Aveiro, Aveiro, 2021.
MOREIRA, Filipe T.; LOUREIRO, Maria João; CABRITA, Isabel. Programação tangível: um robot português num projeto formativo (trans)nacional. In: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; PIEDADE, João Manuel Nunes; WUNSCH, Luana Priscila; MEDEIROS, Luciano Frontino de (org.). Formação no contexto do pensamento computacional, da robótica e da inteligência artificial. São Luís: EDUFMA, 2020. p. 126-147.
PESTANA, Natália; MOREIRA, Filipe T.; LOUREIRO, Maria José et al. SafeWeb: um projeto-piloto em Portugal. In: VIII SEMINÁRIO NACIONAL INVESTIGANDO PRÁTICAS DE ENSINO (SNIPE) E VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS (SIPPI). Anais 2020. Disponível em: https://seminariosnipe.com.br. Acesso em: 13 set. 2021.
UNICEF. The state of the world’s children: children in a digital world. New York, 2017. Disponível em: https://www.unicef.org/media/48601/file/SOWC_2017_Summary_ENG.pdf. Acesso em: 28 nov. 2021.
UN – UNITED NATIONS. Transforming our world: the 2030 agenda for sustainable development. New York, 2015 Disponível em: https://sdgs.un.org/publications/transforming-our-world-2030-agenda-sustainable-development-17981. Acesso em: 28 nov. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.