Construyendo ciudadanos digitales

propuesta curricular "Safeweb" para niños y jóvenes en Portugal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1567-1581

Palabras clave:

Alfabetización digital, Aprendizaje informal, Propuesta curricular

Resumen

Este artículo presenta el desarrollo y la validación de una propuesta curricular en Alfabetización Digital, en el contexto de un proyecto piloto en Branca (Portugal). El proyecto SafeWeb tenía como objetivo desarrollar la alfabetización digital de niños y jóvenes de entre 6 y 16 años a través de talleres de formación extraescolar y también para padres y otros agentes educativos. Los planes de cada taller fueron validados por el equipo de PROBRANCA y la UA del ccTIC. Estos planes fueron parcialmente co-construidos con los estudiantes, ya que la planificación inicial se adaptó a las necesidades de los estudiantes. Como producto final se pudo elaborar una guía orientativa que podría aplicarse en otros contextos.

Biografía del autor/a

Natália Pestana, PROBRANCA

Natália Pestana é psicóloga clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra desde 1999. Concluiu o Mestrado em aconselhamento dinâmico, em 2006, pelo Instituto Miguel Torga (Coimbra) bem como diversos cursos complementares e de especialização. Desde 2000 é diretora técnica do centro de atividades de tempos livres (CATL) da Instituição PROBRANCA. É ainda secretária da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Albergaria-a-Velha e exerce Psicologia Clínica. 

É a gestora do projeto SafeWeb cujo objetivo é promover a literacia de crianças, jovens e agentes educativos da freguesia da Branca.

Carolina Almeida, PROBRANCA

Carolina Almeida é doutorada em Multimédia em Educação, Mestre em ensino de Biologia e Geologia e Licenciada em Biologia e Geologia pela Universidade de Aveiro.

É professora e formadora, ministrando cursos de promoção do ensino da programação em Scratch (projeto Gen10s). É ainda Formadora certificada de professores pelo CCPFC.

É a coordenadora pedagógica do projeto SafeWeb cujo objetivo é promover a literacia de crianças, jovens e agentes educativos da freguesia da Branca.

Filipe Moreira, Universidade de Aveiro

Filipe T. Moreira é Licenciado em Educação Básica, Mestre em Ensino do 1.º e 2.º CEB e Doutor em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro.

No decorrer dos anos tem participado e desenvolvido diversos projetos na área das Tecnologias para Educação (nacionais e internacionais), principalmente relacionados com a introdução à programação e robótica nos primeiros anos de escolaridade.

Destes projetos destaca-se o PAprICA – Potenciar Aprendizagens com a Internet das Coisas que visou o desenvolvimento de recursos para a utilização da IoT (Internet of Things) em contextos educativos; e o robot MI-GO, projeto que consistiu no desenvolvimento de um robô educacional programado de forma tangível.

É autor e coautor de diferentes publicações essencialmente relacionas com as Tecnologias para a Educação.

Em 2019 fundou a SEMENTE – Associação de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável, uma Organização Não-Governamental que tem como principal objetivo a promoção, por si ou em colaboração com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, do desenvolvimento humano e ambiental num paradigma de sustentabilidade.

Atualmente é membro do DigiMedia – Digital Media and Interaction Research Center e colaborador ativo do Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro.

Tem como principais áreas de interesse: tecnologias para educação; filosofia da tecnologia; pensamento crítico; educação para o desenvolvimento sustentável; e (geo)política.

Mantem uma participação ativa em diversos órgãos de comunicação social sobre educação e política.

Maria José Loureiro, Universidade de Aveiro / ccTIC UA

Maria José Loureiro é Professora do Quadro de Nomeação Definitiva da Universidade de Aveiro, sendo

Professora em mobilidade no Centro de Competência ccTICua. É Mestre em Tecnologia Educativa e Doutora em Didática e eLearning. Tem participado diversos projetos internacionais, dos quais destaco o projeto TangIN que abordou a programação tangível como forma de desenvolver o pensamento computacional dos alunos, e também o projeto EDUPARK que desenvolveu uma aplicação com RA e geocaching para a promoção da aprendizagem em Ciências. Faz ainda parte do comité executivo do international Council of educational media desde 2010.

Citas

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Publicado

2021-12-18

Número

Sección

Dossiê: De que currículo precisamos em tempos de democracia fraturada