Construindo cidadãos digitais

proposta curricular “Safeweb” para crianças e jovens em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1567-1581

Palavras-chave:

Literacia digital, Aprendizagem informal, proposta curricular

Resumo

Neste artigo apresenta-se o desenvolvimento e validação de uma proposta curricular em Literacia Digital, no âmbito de um projeto piloto na Branca (Portugal). O projeto SafeWeb tinha como objetivo desenvolver a literacia digital de crianças e jovens entre os 6 e os 16 anos através de oficinas de formação extracurriculares e também de pais e outros agentes educativos. Os planos de cada oficina foram validados pela equipa da PROBRANCA e pelo Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro (ccTIC UA). Estes planos foram parcialmente co-construídos com os alunos uma vez que a planificação inicial foi sendo adaptada às necessidades dos alunos. Como produto final foi possível desenvolver um Guião Orientador passível de ser aplicado em outros contextos.

Biografia do Autor

Natália Pestana, PROBRANCA

Natália Pestana é psicóloga clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra desde 1999. Concluiu o Mestrado em aconselhamento dinâmico, em 2006, pelo Instituto Miguel Torga (Coimbra) bem como diversos cursos complementares e de especialização. Desde 2000 é diretora técnica do centro de atividades de tempos livres (CATL) da Instituição PROBRANCA. É ainda secretária da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Albergaria-a-Velha e exerce Psicologia Clínica. 

É a gestora do projeto SafeWeb cujo objetivo é promover a literacia de crianças, jovens e agentes educativos da freguesia da Branca.

Carolina Almeida, PROBRANCA

Carolina Almeida é doutorada em Multimédia em Educação, Mestre em ensino de Biologia e Geologia e Licenciada em Biologia e Geologia pela Universidade de Aveiro.

É professora e formadora, ministrando cursos de promoção do ensino da programação em Scratch (projeto Gen10s). É ainda Formadora certificada de professores pelo CCPFC.

É a coordenadora pedagógica do projeto SafeWeb cujo objetivo é promover a literacia de crianças, jovens e agentes educativos da freguesia da Branca.

Filipe T. Moreira, Universidade de Aveiro

Filipe T. Moreira é Licenciado em Educação Básica, Mestre em Ensino do 1.º e 2.º CEB e Doutor em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro.

No decorrer dos anos tem participado e desenvolvido diversos projetos na área das Tecnologias para Educação (nacionais e internacionais), principalmente relacionados com a introdução à programação e robótica nos primeiros anos de escolaridade.

Destes projetos destaca-se o PAprICA – Potenciar Aprendizagens com a Internet das Coisas que visou o desenvolvimento de recursos para a utilização da IoT (Internet of Things) em contextos educativos; e o robot MI-GO, projeto que consistiu no desenvolvimento de um robô educacional programado de forma tangível.

É autor e coautor de diferentes publicações essencialmente relacionas com as Tecnologias para a Educação.

Em 2019 fundou a SEMENTE – Associação de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável, uma Organização Não-Governamental que tem como principal objetivo a promoção, por si ou em colaboração com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, do desenvolvimento humano e ambiental num paradigma de sustentabilidade.

Atualmente é membro do DigiMedia – Digital Media and Interaction Research Center e colaborador ativo do Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro.

Tem como principais áreas de interesse: tecnologias para educação; filosofia da tecnologia; pensamento crítico; educação para o desenvolvimento sustentável; e (geo)política.

Mantem uma participação ativa em diversos órgãos de comunicação social sobre educação e política.

Maria José Loureiro, Universidade de Aveiro / ccTIC UA

Maria José Loureiro é Professora do Quadro de Nomeação Definitiva da Universidade de Aveiro, sendo

Professora em mobilidade no Centro de Competência ccTICua. É Mestre em Tecnologia Educativa e Doutora em Didática e eLearning. Tem participado diversos projetos internacionais, dos quais destaco o projeto TangIN que abordou a programação tangível como forma de desenvolver o pensamento computacional dos alunos, e também o projeto EDUPARK que desenvolveu uma aplicação com RA e geocaching para a promoção da aprendizagem em Ciências. Faz ainda parte do comité executivo do international Council of educational media desde 2010.

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Publicado

2021-12-18

Edição

Seção

Dossiê: De que currículo precisamos em tempos de democracia fraturada