Building digital citizens

“Safeweb” curriculum proposal for children and young people in Portugal

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1567-1581

Keywords:

Digital literacy, Informal learning, Curriculum proposal

Abstract

This article presents the development and validation of a curriculum proposal in Digital Literacy, in the context of a pilot project in Branca (Portugal). The SafeWeb project aimed to develop the digital literacy of children and young people between 6 and 16 years old through extracurricular training workshops and also for parents and other educational agents. The plans for each workshop were validated by the PROBRANCA team and the ccTIC UA. These plans were partially co-constructed with the students as the initial planning was adapted to the students' needs. As a final product it was possible to develop a Guiding Guide that could be applied in other contexts.

Author Biographies

Natália Pestana, PROBRANCA

Natália Pestana é psicóloga clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra desde 1999. Concluiu o Mestrado em aconselhamento dinâmico, em 2006, pelo Instituto Miguel Torga (Coimbra) bem como diversos cursos complementares e de especialização. Desde 2000 é diretora técnica do centro de atividades de tempos livres (CATL) da Instituição PROBRANCA. É ainda secretária da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Albergaria-a-Velha e exerce Psicologia Clínica. 

É a gestora do projeto SafeWeb cujo objetivo é promover a literacia de crianças, jovens e agentes educativos da freguesia da Branca.

Carolina Almeida, PROBRANCA

Carolina Almeida é doutorada em Multimédia em Educação, Mestre em ensino de Biologia e Geologia e Licenciada em Biologia e Geologia pela Universidade de Aveiro.

É professora e formadora, ministrando cursos de promoção do ensino da programação em Scratch (projeto Gen10s). É ainda Formadora certificada de professores pelo CCPFC.

É a coordenadora pedagógica do projeto SafeWeb cujo objetivo é promover a literacia de crianças, jovens e agentes educativos da freguesia da Branca.

Filipe Moreira, Universidade de Aveiro

Filipe T. Moreira é Licenciado em Educação Básica, Mestre em Ensino do 1.º e 2.º CEB e Doutor em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro.

No decorrer dos anos tem participado e desenvolvido diversos projetos na área das Tecnologias para Educação (nacionais e internacionais), principalmente relacionados com a introdução à programação e robótica nos primeiros anos de escolaridade.

Destes projetos destaca-se o PAprICA – Potenciar Aprendizagens com a Internet das Coisas que visou o desenvolvimento de recursos para a utilização da IoT (Internet of Things) em contextos educativos; e o robot MI-GO, projeto que consistiu no desenvolvimento de um robô educacional programado de forma tangível.

É autor e coautor de diferentes publicações essencialmente relacionas com as Tecnologias para a Educação.

Em 2019 fundou a SEMENTE – Associação de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável, uma Organização Não-Governamental que tem como principal objetivo a promoção, por si ou em colaboração com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, do desenvolvimento humano e ambiental num paradigma de sustentabilidade.

Atualmente é membro do DigiMedia – Digital Media and Interaction Research Center e colaborador ativo do Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro.

Tem como principais áreas de interesse: tecnologias para educação; filosofia da tecnologia; pensamento crítico; educação para o desenvolvimento sustentável; e (geo)política.

Mantem uma participação ativa em diversos órgãos de comunicação social sobre educação e política.

Maria José Loureiro, Universidade de Aveiro / ccTIC UA

Maria José Loureiro é Professora do Quadro de Nomeação Definitiva da Universidade de Aveiro, sendo

Professora em mobilidade no Centro de Competência ccTICua. É Mestre em Tecnologia Educativa e Doutora em Didática e eLearning. Tem participado diversos projetos internacionais, dos quais destaco o projeto TangIN que abordou a programação tangível como forma de desenvolver o pensamento computacional dos alunos, e também o projeto EDUPARK que desenvolveu uma aplicação com RA e geocaching para a promoção da aprendizagem em Ciências. Faz ainda parte do comité executivo do international Council of educational media desde 2010.

References

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Published

2021-12-18

Issue

Section

Dossiê: De que currículo precisamos em tempos de democracia fraturada