Migrações Curriculares

Cotidianos, Travessias e Criações de Outras Margens como Possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55640

Palavras-chave:

currículos; cotidianos; pandemia; migrações.

Resumo

Neste texto, apresentamos um estudo das pesquisas com os cotidianos acerca das travessias curriculares necessárias desde o aparecimento do novo coronavírus. Nosso objetivo é compreender como os ‘praticantespensantes’ das redes educativas estão ressignificando os currículos. Essas redes, que formamos e pelas quais somos formados, possibilitam as criações de ‘Migrações Curriculares’. A partir de um conto de Guimarães Rosa, conversamos com teóricos como Certeau, Bhabha, Deleuze e Alves. Foram implicadas as ‘praticasteoriaspraticas’ dos autores que atuam em diferentes ‘espaçostempos’. A metodologia de pesquisa se dá por meio de conversas com os ‘praticantespensantes’. À guisa de conclusão, entendemos que as travessias curriculares identificam a importância dos sentidos, dos afetos, das artes e da coletividade como caminho para ressignificarmos o mundo e nossa existência.

Biografia do Autor

Claudia Chagas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pesquisadora com bolsa PNPD, CAPES/UERJ (2016-2021), no GrPesq “Currículos cotidianos: redes educativas, imagens e sons”, com exercício no PPGE-Processos Formativos e Desigualdades Sociais/Faculdade de Formação de Professores/UERJ - São Gonçalo (RJ). Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd)/UERJ. Docente no Curso de Formação de Professores do Consórcio UERJ/CEDERJ (de 2016 ao momento presente).

Marcelo Ferreira Machado, Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro

Doutor em Educação pela UERJ. Coordenador Pedagógico na rede estadual de educação do Rio de Janeiro e professor de Geografia na rede privada de ensino.

Maria Cecília Sousa de Castro, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutora em Educação pela UERJ. Professora da Universidade Federal Fluminense.

 

Thamy Lobo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 Doutoranda em Educação pelo ProPed/UERJ. Professora do município do Rio de Janeiro.

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Publicado

2023-05-15

Edição

Seção

Artigos