Projeto Leituraço e descolonização do currículo

uma construção coletiva e inovadora

Autores

  • Nádia Dumara Ruiz Silveira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Luciene Ribeiro da Silva Prefeitura de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1542-1566

Palavras-chave:

Projeto Leituraço, Representações da Negritude, Diversidade Literária, Inovação Curricular

Resumo

Considerando a invisibilidade da população negra no currículo escolar este artigo pauta-se em pesquisa realizada com objetivo de analisar a proposta e os impactos do Projeto Leituraço como estratégia curricular da rede pública de ensino visando ampliar a diversidade da literatura sobre representações da negritude. O referencial teórico tem como conceitos básicos: educação, cultura afrodescendente e currículo. A metodologia qualitativa incluiu análise documental e entrevistas com professores. O Projeto Leituraço caracteriza-se como estratégia inovadora de ressignificação do currículo hegemônico ao incluir nas Salas de Leitura livros com personagens negros e temas não abordados em livros clássicos. Os resultados do estudo revelaram as potencialidades do Projeto aderentes à concepção de Educação humanizadora, no enfrentamento de desafios à sua continuidade e consolidação. 

Biografia do Autor

Nádia Dumara Ruiz Silveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Departamento de Fundamentos da Educação - Faculdade de Educação

Luciene Ribeiro da Silva, Prefeitura de São Paulo

Professora da rede de ensino municipal de São Paulo-Docente no Ensino Fundamental I e II
Graduação em Geografia e Pedagogia
Mestrado em Educação: Currículo

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Publicado

2021-12-18

Edição

Seção

Dossiê: De que currículo precisamos em tempos de democracia fraturada