Projeto Leituraço e descolonização do currículo
uma construção coletiva e inovadora
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1542-1566Palavras-chave:
Projeto Leituraço, Representações da Negritude, Diversidade Literária, Inovação CurricularResumo
Considerando a invisibilidade da população negra no currículo escolar este artigo pauta-se em pesquisa realizada com objetivo de analisar a proposta e os impactos do Projeto Leituraço como estratégia curricular da rede pública de ensino visando ampliar a diversidade da literatura sobre representações da negritude. O referencial teórico tem como conceitos básicos: educação, cultura afrodescendente e currículo. A metodologia qualitativa incluiu análise documental e entrevistas com professores. O Projeto Leituraço caracteriza-se como estratégia inovadora de ressignificação do currículo hegemônico ao incluir nas Salas de Leitura livros com personagens negros e temas não abordados em livros clássicos. Os resultados do estudo revelaram as potencialidades do Projeto aderentes à concepção de Educação humanizadora, no enfrentamento de desafios à sua continuidade e consolidação.
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