Desafios para reinventar a formação dos docentes universitários para o século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55946

Palavras-chave:

sociedade do conhecimento; currículos inovadores; docência no ensino superior; formação de docentes.

Resumo

Com o objetivo de refletir sobre os desafios para a formação de docentes universitários neste século, chamaram nossa atenção programas alternativos desta formação, organizados a partir de paradigmas curriculares inovadores para atender às necessidades da sociedade contemporânea. Este artigo se propõe resgatar alguns destes projetos curriculares e analisar seus programas de formação de professores, que poderão nos apresentar pistas para a reinvenção da formação de docentes universitários para o século XXI. A metodologia de pesquisa se pauta por uma abordagem qualitativa, porquanto buscamos nestes projetos sua intencionalidade, contextualização, o significado de novas atitudes e relacionamentos entre os sujeitos desse currículo (professor e aluno). Realiza -se através de análise bibliográfica e documental, de quatro diferentes projetos curriculares inovadores.

Biografia do Autor

Marcos T. Masetto, Pontifícia Universidade Católica de São Paul - PUC-SP

Doutor e Mestre em Psicologia Educacional (PUC-SP). Livre Docente em Didática (USP), Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde mantém cursos de formação de professores para o ensino superior em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu. Orientador e supervisor de pesquisas nos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo (PUC-SP).

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Publicado

2023-07-14

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Artigos